A tecnologia também está presente na construção civil e vem ganhando um espaço mais estratégico na gestão de obras, garantindo entregas com mais qualidade e eficiência.
Com a adoção de ferramentas tecnológicas, o controle das operações tem sido mais eficiente, reduzindo, assim, desperdícios e gastos.
Além disso, a tecnologia a serviço do gerenciamento de obras garante um monitoramento mais preciso, eliminando falhas e outros possíveis problemas.
Este artigo vai apresentar tópicos importantes na discussão sobre como a tecnologia impacta no cenário atual. Continue a leitura e fique por dentro deste assunto de grande importância na atualidade.
A construção civil vem experimentando diversas transformações digitais. As tecnologias existentes no mercado podem diminuir custos, aumentar a produtividade e eliminar riscos.
Drones, sensores de movimento, robôs, inteligência artificial e realidade virtual/aumentada são alguns exemplos de como a transformação digital vem afetando positivamente a construção civil.
Métodos arcaicos já não dão conta de certas demandas atuais. Eles consomem recursos e aumentam o tempo para concluir os serviços, tornando os custos ainda mais altos.
A tecnologia pode ser aplicada em todas as etapas da gestão de obras: desde o planejamento, o projeto e orçamento até a execução da obra.
As vantagens do uso dessas ferramentas são inegáveis. Como exemplo temos a redução do custo de mão de obra, otimização do tempo e eliminação de possíveis prejuízos.
Existem diversas inovações que modificam o cenário de gestão de obras. É por isso que o uso de tecnologia gera um impacto positivo na construção civil.
Ao utilizar inovações tecnológicas, a empresa torna-se mais competitiva no mercado. Mas lembre-se que não é só isso! Veja a seguir 5 benefícios de aderir às novas tecnologias na gestão das suas obras.
A utilização de ferramentas e softwares para otimizar o tempo e as atividades contribui para a redução dos custos da gestão de obras.
Com o uso da tecnologia é possível eliminar gastos com papéis e alguns serviços administrativos.
Ao usar inteligência artificial é possível evitar atrasos e reparações. As despesas com planejamento e inspeção também podem ser reduzidas.
Outro custo que pode ser evitado é com materiais e desperdícios, pois a tecnologia permite o uso mais inteligente dos mesmos.
O uso de ferramentas digitais como aplicativos de mensagens e softwares de gerenciamento de projetos podem contribuir para uma melhor comunicação entre os colaboradores e o sucesso do negócio.
Ao usar ferramentas digitais de gerenciamento, é possível verificar o progresso do projeto e garantir o cumprimento dos prazos.
Ou seja, o uso de tecnologia na gestão de obras pode gerar resultados satisfatórios como aumento da produtividade e êxito nas tarefas.
A gestão da qualidade é algo essencial na construção civil. Ela diz respeito a um conjunto de ferramentas e técnicas que visam garantir a entrega do produto final com qualidade e dentro do prazo.
Para realizar a gestão de qualidade é preciso usar ferramentas. Podemos citar como exemplo o BIM (Building Information Modelling).
Drones, projeções 3D, realidade virtual e inteligência artificial proporcionam a automação dos processos.
Essas ferramentas diminuem o trabalho manual e contribuem para a tomada de decisões.
Algumas ferramentas inovadoras na gestão de obras são:
BIM (Building Information Modeling): em português “Modelagem da Informação da Construção”, é uma metodologia que utiliza diversas ferramentas tecnológicas para fazer as representações do projeto, incluindo representações visuais e cronograma;
Realidade virtual e aumentada: a identificação de possíveis problemas antes da construção se iniciar, o aperfeiçoamento da comunicação da equipe e a simulação de cenários são alguns dos benefícios;
Robótica e automação: o uso de robôs reduzem o risco para os colaboradores, pois podem ser usados para executar atividades perigosas. Além disso, podem realizar tarefas com mais exatidão e rapidez;
Inteligência artificial e aprendizagem de máquina: contribui para analisar um grande volume de dados e tomar decisões assertivas. Como, por exemplo, fazer a previsão do prazo de conclusão de um projeto;
Sustentabilidade: a tecnologia na gestão de obras pode eliminar ou minimizar o impacto ambiental de uma construção, bem como melhorar o bem-estar dos moradores e colaboradores.
A inovação alinhada à tecnologia é o segredo para uma gestão de obras bem sucedida!
Drones, sensores de movimento e câmeras de vigilância proporcionam que a segurança dos colaboradores e dos clientes seja garantida.
No caso dos drones, por exemplo, pode garantir a exatidão e precisão dos dados do local da obra. Isso auxilia na identificação de problemas e busca por uma solução que contorne esse problema e gere resultados satisfatórios.
Dentre as ferramentas tecnológicas que podem ser usadas para a segurança, podemos destacar:
Sistemas de monitoramento;
Sistema de gerenciamento de risco;
Sistema de comunicação de emergência;
Sistemas de detecção de incêndio;
Sistemas de automação.
Por fim, vale destacar que na gestão de obras os gestores sempre devem considerar as Normas Reguladoras (NRs) vigentes.
O 90 Compor ERP é um software de gestão integrada e funciona de forma 100% digital. Ele é a ferramenta ideal para elevar a gestão da sua empresa de forma eficiente e segura.
Esse ERP (Enterprise Resource Planning) conecta e organiza todo o fluxo da gestão de uma empresa em um único lugar, trazendo uma visão macro de tudo o que está sendo realizado.
Para os gestores de obras é uma ótima alternativa de controle das operações. Além disso, os custos são reduzidos e os lucros tendem a aumentar devido à agilidade dos processos.
Mas como o 90 Compor ERP pode trazer economia para o seu canteiro de obras? A partir de uma análise precisa de todas as dificuldades enfrentadas e da elaboração de um plano estratégico exclusivo.
Após entender as dores e problemas da gestão da sua obra, o 90 Compor desenha uma solução específica e estratégica para a sua empresa.
Em seguida, é criado em conjunto com o cliente um cronograma de implantação do sistema, que deve ser apresentado e integrado à toda equipe que vai utilizar a ferramenta.
A partir dessa etapa, você tem controle total sobre os processos internos da sua empresa, iniciando desde o planejamento até a execução.
Além disso, é possível identificar em tempo real todos os custos da obra e tempo de execução.
Compras realizadas conforme o orçamento estabelecido, quantidade de itens, produtividade e muito mais podem ser visualizados e controlados por meio do sistema 90 Compor.
Em caso de problemas como atrasos e desperdícios, o sistema mostra a origem de tais dificuldades, auxiliando na melhor tomada de decisão.
O que diferencia a solução 90 Compor ERP de outras ferramentas similares? A integração.
O 90 Compor integra todos os módulos necessários em um mesmo sistema. Por exemplo, ao registrar a execução de uma obra, o sistema exige que você coloque um prazo determinado para a conclusão do serviço.
A partir disso, a própria ferramenta calcula se a produtividade está seguindo o que foi previsto dentro do prazo estabelecido.
Além disso, são gerados relatórios comparativos sobre o andamento das obras, mostrando os avanços, custos e atrasos. Dessa forma, erros são evitados, reduzindo a necessidade de retrabalho, erros de lançamento e economia de tempo.
Agora que você já sabe como a tecnologia está mudando o cenário da gestão de obras, venha conhecer o 90 Compor ERP!
Somos apaixonados por engenharia, por isso, criamos sistemas com o propósito de facilitar a gestão de obras da sua construtora.