A auditoria de obras é um processo essencial na construção civil, garantindo que tanto os projetos menores quanto os de grande porte estejam cumprindo requisitos de qualidade e atendendo à legislação vigente.
Apesar da grande importância, muitos profissionais do setor ainda encaram as auditorias com preocupação, enxergando-as como tribunais que irão punir todo e qualquer erro de execução do projeto.
Embora diminuir as chances de erros realmente seja uma função da auditoria, ela não é a única. Inclusive, vale entender esse processo como uma oportunidade de crescimento para a empresa e os profissionais envolvidos na obra.
Continue lendo para saber como melhorar os processos de auditoria em sua construtora e conhecer as várias auditorias existentes de acordo com o projeto.
Por definição, auditoria é uma avaliação das atividades de uma organização, possibilitando identificar se as ações estão de acordo com o que havia sido planejado, se as atividades foram executadas com eficiência e se elas atendem a determinados requisitos, sejam ou não obrigatórios.
Falando especificamente sobre a construção civil, uma auditoria de obras tem como objetivo examinar o escopo de um projeto, de acordo com os padrões de qualidade e as regulamentações do setor.
Em termos práticos, a auditoria permite avaliar se a Lei de Licitações está sendo cumprida, no caso de obras públicas, se os profissionais envolvidos na construção estão devidamente registrados no CREA, se os trabalhadores do canteiro de obras estão usando EPIs etc.
Os diferentes tipos de auditoria de obras serão abordados no tópico seguinte, mas vale saber que esse processo pode e deve ser realizado antes, durante e depois das obras, garantindo que a qualidade seja atingida em todas as etapas.
As auditorias na construção civil trazem diversos benefícios, começando pela prevenção de erros, como aqueles que poderiam culminar na paralisação de uma obra, situação pela qual nenhuma construtora quer passar.
Ao realizar auditorias ao longo da obra, a construtora também evita que algum critério de sustentabilidade não seja cumprido, o que poderia impedir a obtenção de selos de qualidade, por exemplo.
Melhorias na segurança do trabalho e na comunicação no canteiro de obras, padronização de processos e aumento da confiabilidade da construtora são outras vantagens que a auditoria de obras proporciona.
São diversos os tipos de auditorias existentes, mas na avaliação de uma obra de construção civil, há três principais:
Quando a construtora executa uma obra pública, há diversas questões a serem examinadas em uma auditoria, começando pelo cumprimento do projeto básico, responsável por guiar todo o trabalho da empresa contratada.
A auditoria também permite averiguar a legitimidade dos contratos e dos orçamentos.
No caso de obras públicas municipais, a auditoria é útil para verificar se a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) está sendo cumprida.
Por fim, as auditorias de obras públicas avaliam ainda o respeito às normas de acessibilidade e de segurança do trabalho.
As auditorias particulares são realizadas de forma terceirizada e podem ter diversas finalidades, como a verificação do cumprimento de normas sustentáveis para a obtenção de um selo específico, como o LEED ou o AQUA-HQE, por exemplo.
Auditorias de obras particulares também são amplamente utilizadas pelo mercado de franquias, observando se as construções atendem aos padrões exigidos pela marca em questão.
As auditorias realizadas internamente pelas construtoras são ferramentas interessantes para a criação de gestões próprias de qualidade, garantindo que determinados processos sejam aperfeiçoados ou mesmo excluídos a cada novo projeto.
Uma auditoria de obras interna também funciona como um meio de a construtora se preparar para fiscalizações externas.
Considerando o momento em que a auditoria é feita, o processo pode servir a diferentes propósitos. No início da obra, por exemplo, a fiscalização pode averiguar a qualidade da estruturação do canteiro, e ao longo da construção, observar como a gestão de resíduos está sendo feita.
Na conclusão da obra, a auditoria permite comparar o projeto inicial com a construção em si e verificar se há possíveis divergências.
Para que uma auditoria de obras aconteça, o primeiro passo que a construtora deve seguir é a designação de um colaborador que ficará responsável pelo acompanhamento de todo o projeto.
O profissional tem a função de mapear os critérios a serem seguidos ao longo da obra de modo a alcançar a eficiência, a qualidade e a segurança em todos os processos.
Com o mapeamento em mãos, o colaborador responsável consegue verificar o que está sendo cumprido e o que pode ser melhorado em cada segmento da construção.
Considerando a abrangência desse profissional na auditoria de obras, é fundamental que ele tenha uma boa comunicação com todos os setores da empresa, além de profundo conhecimento da obra como um todo.
Caso a construtora tenha o interesse ou a condição, vale considerar a contratação de uma empresa terceirizada para atuar em conjunto na auditoria interna, possibilitando um olhar mais aprofundado e sem vícios para questões que às vezes a construtora não consegue se atentar.
Outro ponto a ser considerado durante as auditorias de obras é aproveitá-las para a obtenção de certificações de gestão de qualidade e gestão ambiental, como as normas ISO 9000, 9001, 14000 e 140001, contribuindo para agregar valor à construtora e destacá-la da concorrência.
Por fim, algo muito útil em uma auditoria de obras é contar com um software de gestão integrada, como o 90 Compor ERP, que permite acompanhar cada etapa da obra de forma aprofundada e precisa, contribuindo para uma fiscalização assertiva e com o cumprimento dos padrões determinados.
Não importa se sua construtora realiza obras públicas ou privadas, ou de grande ou pequeno porte. O fato é que uma auditoria de obras irá contribuir para que tudo saia conforme o previsto, do planejamento inicial à conclusão do projeto.
Se você gostou de saber mais sobre a importância desse processo para a qualidade e a diferenciação da sua empresa no mercado, inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais relevantes do setor de engenharia.