A construção civil segue sendo um dos setores mais fortes do país, principalmente quando olhamos para dois fatores: o impulso que gera na economia e o nível de empregabilidade. Mas, ao mesmo tempo em que as empresas do setor crescem, elas enfrentam desafios ainda maiores.
Um deles está relacionado com a contabilidade para construção civil e construtoras. Sabia que não olhar para isso diretamente pode acabar gerando inúmeras perdas e até quebrar a empresa?
É que a partir da contabilidade surgem oportunidades de:
Controlar os custos de produção;
Entender as oportunidades de redução da carga tributária;
Gerenciar melhor as contratações de profissionais e fornecedores;
Reduzir os riscos da operação.
Que tal alcançar essas e outras oportunidades? Aqui vamos apresentar esses desafios, explicando como a contabilidade para construção civil cumpre com um papel estratégico para esse setor.
A contabilidade para o setor de construção é mais complexa do que para a maioria das empresas devido à natureza da obra, os preços por projeto, os custos operacionais - que mudam com frequência - e muito mais.
As construtoras precisam ser capazes de rastrear e relatar despesas, licitar projetos, gerenciar a folha de pagamento e uma série de outras responsabilidades contábeis.
É por isso que listamos abaixo as principais maneiras que a contabilidade para construção civil difere de outros tipos de contabilidade.
As construtoras trabalham de projeto para projeto, e normalmente gerenciam vários deles ao mesmo tempo. Mas existe um detalhe importante: os projetos não são necessariamente pagos assim que são concluídos.
Pode haver um depósito inicial para começar o trabalho, porém, o projeto geralmente é pago integralmente durante ou no final da entrega. Isso significa que pode levar meses ou anos até que a fatura final seja liquidada.
Por esses motivos, as construtoras podem precisar gerar declarações de lucros e perdas separadas para cada projeto ou período, pensando no cálculo de faturamento e impostos.
Essa é uma responsabilidade importante, que leva em conta diferentes legislações. Nesse caso, contar com profissionais especializados em contabilidade para construtoras é essencial.
As empresas de outros segmentos, como o varejo por exemplo, geralmente oferecem no máximo 3 modalidades de vendas diferentes para os seus produtos ou serviços.
Já nas empresas de construção civil, existe uma ampla gama de serviços que podem ser comercializados no contrato dos projetos.
Isso pode incluir não só o trabalho de serviço de construção, mas também os serviços de design, engenharia, fornecimento de materiais e muito mais.
Na prática, isso pode dificultar o rastreamento das despesas e o cálculo correto do lucro gerado por cada categoria de serviço. É por isso que a melhor opção é repassar tudo para uma equipe de contabilidade.
Sua empresa pode gerenciar contratos de curto e longo prazo, geralmente com datas de término variáveis.
Para manter o controle do fluxo de caixa e dos seus livros de controle financeiro, é preciso contar com uma organização impecável, correndo o risco de se sujeitar a cobranças indevidas.
Entendendo essas diferenças, fica mais fácil encontrar as ações que a contabilidade para construção civil pode executar com o intuito de apoiar as empresas de forma estratégica.
Destacamos aqui 3 dessas ações:
O custo do trabalho é um método para alocar despesas e receitas para cada trabalho específico. Isso não apenas o ajudará a se preparar para a hora de calcular os impostos, mas também fornecerá uma visão precisa da lucratividade de cada contrato.
Basicamente, essa ação garante que o preço do serviço cobre todas as despesas gerais, ao mesmo tempo que garante que haja lucro.
O custo do trabalho é calculado determinando o custo da mão de obra, materiais e despesas gerais em uma obra específica:
Custo total da obra = Materiais + Mão de obra + Despesas gerais
Você também vai precisar da contabilidade para controlar suas despesas. Isso inclui folha de pagamento, taxas de subcontratados, aluguel de equipamentos e compras de materiais.
É preciso categorizar essas despesas por serviço e por trabalho individual para que possa controlar facilmente quanto dinheiro entrou e quanto você gastou nas despesas.
Usar um sistema de controle e salvar seus recibos pode ajudá-lo a controlar todas as suas despesas, mas apenas com a contabilidade conseguirá ter visão sobre os custos com impostos, por exemplo.
As despesas mais comuns das empresas do setor de construção incluem:
Registro e licenciamento de obras;
Taxas bancárias;
Ferramentas e equipamentos;
Taxas de filiação de sindicatos e associações;
Seguros;
Pagamentos de locação;
Equipamentos de segurança e uniformes;
Folha de pagamento dos colaboradores;
Custos de Marketing;
entre outros.
A cada mês, é preciso manter um registro de suas receitas e despesas. Em seguida, você deve conciliar suas transações para garantir que correspondam ao seu próprio sistema de contabilidade.
As faturas e pagamentos devem estar de acordo com as movimentações bancárias. Essa conciliação de suas transações envolve:
Comparação dos seus registros bancários com seus recibos de despesas;
Comparando todas as transações com o que você tem em suas receitas;
Gerenciar relatórios bancários com todas as movimentações.
Essa é mais uma ação estratégica que ajuda a ter visibilidade a longo prazo, identificando oportunidades de economia e investimentos.
Usar modelos de acompanhamento impressos ou planilhas de Excel só irão ajudar no controle contábil e da operação até certo ponto. Se você realmente deseja dominar sua contabilidade no setor de construção civil e evitar contratempos, você também deve olhar para um software de gestão.
Contar com o ERP, ou software de gestão integrada, é o caminho mais ágil entre o conhecimento da informação organizada em dados e a tomada de decisão.
O seu uso torna mais fácil para sua empresa rastrear despesas, monitorar o status dos pagamentos, gerar relatórios financeiros e muito mais.
Com uma só solução, é possível gerenciar a operação de forma eficiente e detalhada, facilitando ainda mais o trabalho da contabilidade para construção civil.
Com a solução certa, você consegue gerenciar:
Movimentações financeiras;
Controladoria;
Faturamento;
Compras e materiais;
Cumprimento das obrigações fiscais e contábeis, com apuração dos impostos.
O software oferece uma maneira segura e conveniente de integrar tudo que vimos até aqui. Além disso, você terá todas as ferramentas de que precisa para apoiar sua contabilidade e tomar decisões financeiras mais inteligentes.
Então, que tal começar na prática? Conheça agora os detalhes do 90 Compor ERP e entre em contato com o nosso time!