A determinação do orçamento na construção civil está intrinsecamente ligada à experiência, confiabilidade, eficiência, celeridade e precisão do profissional ou escritório envolvidos. A fim de oferecer uma resposta precisa a essa questão, orçamentistas, engenheiros ou até mesmo arquitetos devem realizar uma análise minuciosa do orçamento da obra.
Como em qualquer planejamento, nem tudo o que foi previsto será executado da mesma maneira na prática. No entanto, a gestão eficaz desse complexo conjunto de números e equações envolve, sobretudo, a administração flexível do cronograma, mantendo uma comunicação constante e aberta com o canteiro de obras, fornecedores e clientes.
Quer descobrir quais são as maneiras eficazes de elaborar essa tarefa de forma organizada, prática e segura? Deseja cumprir os prazos e manter a credibilidade da sua empresa?
Preparamos 6 dicas para te auxiliar a identificar caminhos seguros e práticos para realizar a gestão do previsto versus o realizado do orçamento de uma obra!
Imprevistos são inevitáveis, especialmente no setor da construção civil, onde construtoras e incorporadoras frequentemente contam com mão-de-obra terceirizada e, sobretudo, dependem de fornecedores para obter insumos e equipamentos de alta qualidade. É nesse contexto que o planejamento estratégico desempenha um papel crucial.
Projetos detalhados e bem compatibilizados são uma necessidade para um bom gerenciamento. Afinal, elaborar um bom cronograma de obras evitará erros desnecessários para a gestão.
Quem assume essa função deve dominar custos, contratos, prazos, ser organizado e também ser um bom gestor de pessoas.
Na hora de preparar esse planejamento, é preciso dar atenção especial a tudo o que pode impactar significativamente no cronograma, desde feriados e períodos de férias de profissionais até o tempo necessário para as tomadas de decisão junto ao cliente.
O planejamento deve, ainda, considerar todos os riscos existentes, como atrasos, falta de material e chuvas, por exemplo.
A gestão de um orçamento de construção passa pela planilha de obras. Para evitar erros, separamos 7 itens essenciais para sua análise:
Atribuir uma composição de preços para cada serviço levantado do projeto;
Levantar os custos indiretos e acessórios;
Inserir os impostos e definir o lucro desejado;
Encontrar o preço de venda;
Calcular o BDI;
Aplicar o BDI linearmente em toda a planilha;
Realizar o fechamento da planilha com o preço de venda.
Um controle eficaz é o maior aliado das equipes que atuam no canteiro de obras. Esse registro pode garantir um olhar rigoroso sobre todos os fatores que aceleram ou atrasam o ritmo dos empreendimentos.
É também o amigo número um de quem deseja estabelecer prazos realistas e, principalmente, cumpri-los.
Manter todas as áreas da sua empresa integradas e bem informadas é um elemento fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Na construção civil, isso não seria diferente.
A avaliação da saúde financeira do seu negócio pode ser uma tarefa demorada, especialmente porque cada obra é única e demanda um planejamento individualizado. Entretanto, sem uma gestão adequada das demandas diárias, pode ser difícil fazer o acompanhamento correto das informações.
Além disso, muitos dados costumam estar dispersos em planilhas ou formulários, e nem sempre o fluxo de caixa é mantido atualizado. Tudo isso sem mencionar os problemas na comunicação interna, que se depara com obstáculos frequentes.
Gerenciar uma obra significa administrar o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais que têm formações e práticas diversas. A comunicação entre o escritório e o canteiro de obras deve acontecer sistematicamente para que o acompanhamento de todo o trabalho seja medido sem perder tempo e dinheiro.
Para isso, é de suma importância que os relatórios gerados sejam compartilhados com os departamentos e pessoas específicas, para que as decisões estratégicas sejam tomadas, principalmente quando o assunto é orçamento.
Encontre uma solução que vincule as informações de fluxo de caixa com o que é realizado nas obras. Dispor de visões gerenciais que mostram o fluxo de caixa X a evolução física da obra faz toda a diferença no momento de analisar a situação financeira de um empreendimento.
Ao buscar fechar um contrato com um cliente, muitas vezes negligenciamos considerar o tempo de execução da obra. Dessa forma, o empreiteiro pode esquecer de calcular o impacto que um atraso na obra pode causar, seja por sua responsabilidade ou pelo cliente.
É nesse contexto que a utilização de punições contratuais ou aditivos pode ser uma solução benéfica para ambas as partes, evitando prejuízos financeiros desnecessários. Outro ponto crítico a ser levado em consideração é a possibilidade de inadimplência por parte de prestadores de serviços e fornecedores.
É essencial que, durante a análise financeira, cada etapa seja minuciosamente avaliada, de modo a garantir que o fluxo de caixa permaneça atualizado e em conformidade. Essas previsões podem desempenhar um papel crucial na gestão de eventuais crises.
Implementar um sistema de gestão integrado a sua empresa ajudará a ter uma visão completa do caixa da construtora ou incorporadora. É uma forma de saber onde estão os gastos e receitas, fazendo com que seja possível planejar melhor para reduzir custos e aumentar a lucratividade.
Encontrar um software que trabalhe com integração total das informações pode ser um diferencial. Entre as principais vantagens de ter um software como o 90 Compor Orçamento e Planejamento de Obras da execução da obra, estão:
saber exatamente quanto a obra custará;
ter recursos para otimizar o orçamento;
importar dados de planilhas para um sistema digitalizado;
gerar relatórios específicos;
planejar estrategicamente o custo da obra (pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal);
prever gastos com insumos;
monitorar a obra;
comparar o previsto com o realizado.
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