Orçamento e PlanejamentoGestão de Obras

O que é um projeto as built? Conheça suas vantagens

11 de abril, 202310 min
O que é um projeto as built? Conheça suas vantagens

O pós-obra também é uma etapa muito importante na execução de projetos de construção civil. Isso fica ainda mais evidente na modalidade Projeto As Built, ou em livre tradução, “como construído”. 

Um Projeto As Built busca documentar e atualizar todas as informações e modificações ocorridas durante o processo de construção. 

A falta desses registros acarreta em diversas consequências negativas para a obra e para a gestão do empreendimento, como a dificuldade de manutenção, a desvalorização do imóvel e a falta de informações precisas para as tomadas de decisões. 

Sendo assim, a modalidade As Built é de extrema relevância para as construtoras. Neste artigo, queremos explicar o que é esse projeto, como conduzi-lo e trazer a sua importância para a construção civil.

  • Quais são as características de um projeto As Built

  • Quais são as etapas de execução de um projeto As Built

  • Projeto As Built: quais são os benefícios dessa abordagem?

Quais são as características de um Projeto As Built?

O Projeto As Built, como um registro completo e atualizado de um empreendimento que foi concluído, precisa incluir as alterações e modificações que aconteceram ao longo do ciclo de vida da construção ou reforma. 

Tal histórico e descrição de ocorrências e eventos relevantes faz o As Built ser indispensável para as áreas de engenharia e arquitetura, especialmente quando olhamos para a identificação de gargalos na linha produtiva e oportunidades de aperfeiçoamento.

Dessa maneira, podemos destacar como características de um Projeto As Built:

  • O registro de modificações: o Projeto As Built destaca as alterações que foram realizadas em relação ao projeto original, com registro preciso e detalhado de quando e como elas foram feitas, dando ênfase também nas justificativas para as alterações. 

  • A precisão das informações: a documentação precisa ser detalhada e assertiva o suficiente para refletir o resultado concreto da construção. Contar com as novas tecnologias que estão mudando o cenário de gestão de obras é vital para coletar informações precisas e confiáveis. 

  • A documentação completa: para atestar a regularidade da obra, o Projeto As Built necessita incluir a documentação completa, atualizada e detalhada de todas as mudanças e atualizações, bem como de todos os elementos construtivos e sistemas instalados.

  • A facilidade e a simplicidade na interpretação: o Projeto As Built deve ser fácil de usar e interpretar, para que os usuários possam entender facilmente a condição atual da construção e as mudanças realizadas. 

  • A atualização contínua: o registro da obra precisa ser submetido a atualizações continuamente, assegurando que suas informações reflitam a condição atual da construção.

Todas essas características precisam fazer parte de um Projeto As Built. É justamente por causa desses critérios que essa modalidade tem um papel de destaque para a construção civil.

Vamos analisar com mais detalhes.

Projeto As Built e sua importância para a construção civil

Essa forma de conduzir empreendimentos imobiliários está ganhando cada vez mais espaço na construção civil. 

Como o Projeto As Built pode ser definido como a atualização do projeto original de uma obra, mencionando todas as modificações e intervenções realizadas durante o processo construtivo, esse documento pode mostrar oportunidades de mitigar desperdícios e otimizar o tempo de execução de um projeto. 

Ainda, esse histórico funciona como uma documentação atualizada da obra, o que facilita a manutenção, reforma e ampliação da edificação no futuro, além de auxiliar em processos de regularização e legalização junto aos órgãos competentes. 

O Projeto As Built também é fundamental para garantir a segurança e a qualidade da obra, já que permite a identificação de eventuais gargalos, improvisos ou problemas que possam comprometer a estrutura da edificação.

Assim, usar a documentação de um Projeto As Built é uma ótima estratégia para atrair clientes e proteger o valor intrínseco e patrimonial do empreendimento.

Quais são as etapas de execução de um Projeto As Built?

Conduzir a execução de um Projeto As Built compreende seguir algumas etapas, sendo elas:

  • Coletar todas as informações necessárias, como plantas, desenhos, especificações técnicas, relatórios de vistorias e outros documentos que possam ajudar a entender a estrutura e as instalações da edificação. 

  • Após esse levantamento inicial, realiza-se uma inspeção e um mapeamento na edificação para identificar possíveis falhas e omissões nos projetos originais. 

  • Com base nas informações coletadas e nas inspeções realizadas, é preciso conduzir uma revisão comparativa entre os projetos originais e as entregas finais, para que se realizem as atualizações necessárias no histórico do Projeto As Built. 

  • Como última etapa, a documentação e histórico são entregues ao proprietário ou responsável pela edificação, para que esses registros sejam utilizados na manutenção, reparos ou futuras intervenções na estrutura.

Garantir a precisão das informações, incluindo as representações gráficas, é indispensável para que os benefícios do Projeto As Built sejam sentidos na prática.

Mas quais são eles? Vamos abordá-los em detalhes no próximo tópico.

Projeto As Built: quais são os benefícios dessa abordagem?

Visando atualizar o projeto original e garantir a qualidade final da edificação, o Projeto As Built otimiza as futuras reformas que precisarão ser feitas em uma obra, sejam elas em decorrência do uso ou de seu tempo de existência.

Porém, essa não é a única vantagem. Entre os benefícios do As Built, destacamos:

  • O aumento da transparência durante a execução do projeto. Todas as partes envolvidas no projeto têm plena consciência do que foi planejado e do que foi entregue. 

  • Como consequência de projetos mais transparentes, os envolvidos na obra executam o projeto com mais colaboração, evitando fricções que geralmente resultam em improvisos e retrabalhos, comprometendo a qualidade da entrega. 

  • Com o registro das modificações realizadas durante a construção, é possível evitar desperdícios e perdas de materiais, o que reduz os custos da obra. 

  • A partir da otimização do uso de recursos, a obra também se torna mais sustentável, elevando o seu valor intrínseco e atraindo a atenção do mercado.

  • Além disso, esse cuidado é valioso no momento de adquirir as licenças ambientais da obra, uma vez que há registros de que as regulamentações foram seguidas e respeitadas. 

  • Com o conhecimento detalhado de todas as modificações realizadas durante a construção, é possível otimizar a execução de futuras obras e projetos, tornando-as construtoras infinitamente mais eficientes.

Os benefícios são inúmeros e eles realmente geram valor para quem atua no setor da construção civil e sociedade como um todo.

Para que o Projeto As Built seja conduzido da melhor forma possível, contar com um ERP, ou seja, um software de gestão de obras, é indispensável.

Um software de gestão, como o 90Compor ERP, permite o controle e registro de todas as atividades relacionadas a um projeto de construção, o que é ideal em um Projeto As Built. 

O nosso sistema disponibiliza o acesso às informações necessárias para a elaboração do As Built, como dados de projetos, cronogramas, planejamento orçamentário, relações de contas a pagar, materiais utilizados e fornecedores. 

O sistema também pode auxiliar na identificação de rotas alternativas e desvios do projeto original e gerenciar mudanças de escopo ou de projeto durante a construção. 

Em adição, o ERP pode ser integrado com outros programas específicos de modelagem e análise de dados, como acontece com a tecnologia BIM (Building Information Modeling), trazendo ainda mais eficiência para a gestão de obras.

Entre em contato com nossos especialistas e conheça o 90Compor ERP.

Compartilhe esse artigo
Junte-se às milhares de pessoas que assinam nossa news!
NEWSLETTER DA 90TIInscreva-se em nossa newsletter para receber nossas notícias, novidades e dicas!