Antes de fechar um contrato é preciso fornecer um orçamento para quem busca pelo serviço, certo? Claro que isso vale para todas as áreas, mas é na construção civil que, quando essa cotação de valores é feita de forma errada, acarreta em um grande prejuízo para a construtora. É por isso que iremos falar sobre o LOD BIM.
Por meio dele, a incorporadora consegue fazer uma avaliação mais realista dos custos da obra e evitar erros, para mais ou para menos. Afinal, se cobrar a menos do que deveria, pode acarretar em prejuízos. Já fazer um orçamento cobrando a mais do que o valor real pode fazer com que a construtora perca clientes.
Mas não é só isso. Por meio do LOD BIM é possível mostrar a estrutura tridimensional da obra para o contratante e ter tudo o que precisa, sempre em mãos, para realizar um bom gerenciamento.
Quer evitar esses e outros problemas e entregar o projeto perfeito? Conheça o LOD BIM e suas vantagens!
Se quiser saber mais, confira agora o nosso Guia completo sobre BIM.
A sigla BIM (Building Information Modelling) traduzida para a língua portuguesa significa Modelagem de Informação da Construção. Resumidamente, é uma maneira atual de planejar um projeto de uma construção, no qual todos os dados importantes são armazenados na nuvem.
Com esses dados, é possível construir tanto a geometria, quanto às texturas da obra de forma que o projeto final possa ser visto, com todos os detalhes, antes mesmo da construção começar.
Assim, pode-se dizer que é uma modelo virtual da construção, que consegue reunir as informações de todos os espaços e elementos usados durante a obra. Dentre eles, detalhes sobre as portas, material do piso, tipo de janelas, entre outros.
Dessa forma, o BIM permite que a edificação seja simulada e visualizada, de maneira tridimensional, antes de sua construção. Isso ajuda tanto para explicar e mostrar o projeto para o cliente, quanto para testar alternativas de design e, claro, fazer uma gestão mais eficiente.
Afinal, o BIM consegue integrar as diferentes áreas do empreendimento como a estrutural e a elétrica, por exemplo. Como conta com todos os detalhes arquivados, permite colaborar também para a elaboração de um orçamento justo, correto e detalhado da obra.
Afinal, após incluir todos os dados é possível gerar esse orçamento automaticamente.
Mas e o LOD BIM? Quem trabalha por meio do BIM provavelmente já ouviu falar em LOD BIM. Esse LOD (Level of Development) é um tipo de classificação que foi criado pelo AIA (Instituto Americano de Arquitetura).
Em suma, o LOD BIM é um tipo de classificação que ajuda a organizar o desenvolvimento do projeto de construção em etapas. Além disso, permite determinar um nível de confiabilidade nesses dados.
Por que usar o LOD BIM para gerenciar e orçar uma obra? Veja as principais vantagens!
Explicar todos os dados do projeto para o cliente nem sempre é uma tarefa fácil quando o profissional mostra só a planta. Afinal, por vezes, a pessoa precisa imaginar como seria a obra finalizada e nem sempre consegue ter uma real visão de como será.
Ao usar o LOD BIM o contratante poderá acompanhar cada detalhe da construção e visualizá-la em imagem tridimensional. Caso peça alguma alteração, como a cor do piso, por exemplo, poderá visualizar, na hora, como ficará e também terá acesso ao impacto financeiro que essa mudança trará.
Afinal, é possível gerar um orçamento automático pelo próprio sistema e realizar a comparação.
Erros no orçamento de uma obra são problemas para qualquer construtora. Ao usar o LOD BIM, no entanto, a chance disso acontecer é minimizada, visto que todos os detalhes são cuidadosamente colocados no projeto e automaticamente contabilizados.
O LOD BIM possibilita também que seja feita a inclusão de uma grande quantidade de detalhes no modelo. Isso é importante tanto para o melhor acompanhamento, quanto para a gestão da obra e orçamento.
Além disso, permite dar um aspecto mais realista ao projeto tridimensional, o que ajudará na hora de explicar os detalhes para o contratante e até para modificar e visualizar essas mudanças antes da construção ter início.
Ao usar o LOD BIM é possível ter também mais precisão ao orçar a obra, já que é possível trabalhar com muito detalhamento de todas as etapas.
E a cada pequena alteração feita todo o projeto é atualizado. Isso ajuda a evitar erros e diminui a possibilidade de algo estar faltando ou sobrando no orçamento.
Essa precisão também é importante para possibilitar melhores estudos de viabilidade. Sem contar que permite uma execução com mais precisão.
Trata-se das informações não gráficas sobre um sistema de construção ou um elemento. Em suma, quanto maior o LOD, mais informações detalhadas e não gráficas precisam ser incluídas.
O Instituto Americano de Arquitetura determinou, num documento chamado “Project Building Information Modeling Protocol”, que o LOD BIM possui cinco níveis, que são:
É quando é feita uma representação gráfica, mas quase sem nenhum detalhe. Trata-se apenas do esboço com o formato da obra, sem detalhes sobre material, divisões, entre outros.
É uma etapa um pouco mais avançada do projeto, na qual ainda não foi completamente definida a área, preço ou volume. Em suma, é o anteprojeto que ainda não teve aprovação.
Nesta etapa do LOD BIM o anteprojeto foi aprovado. Uma vez que isso acontece, é possível começar a detalhar, por exemplo:
projetos executivos;
projetos estruturais;
projetos arquitetônicos;
memórias de cálculo;
maquetes;
dados do orçamento.
Nesta fase já está sendo trabalhado o cronograma da obra, bem como:
o planejamento;
a documentação;
demais itens necessários para que a obra realmente comece.
Na etapa LOD 500 tudo já está completamente detalhado. Assim, há informações não são apenas sobre a área e as divisórias, mas também sobre o material que vai ser usado em cada etapa, dados dos fornecedores, custos e todos os detalhes necessários para que o orçamento completo seja gerado.
A execução de uma obra requer muito cuidado, atenção aos materiais e vistorias, para saber que cada etapa está sendo feita com maestria. Afinal, desses cuidados depende a segurança de muitas pessoas, que a usarão posteriormente.
No entanto, é importante lembrar que para que o resultado seja perfeito, é preciso começar com um bom projeto. Nele, além da beleza de uma estrutura agradável aos olhos do contratante, é necessário que constem também dados sobre os materiais que serão usados, cursos, entre outros.
Se antes tudo isso era feito em papel, com a chegada da tecnologia esse processo se tornou mais fácil, seguro e eficiente. Afinal, com ferramentas adequadas e classificações domo ao LOD BIM, é possível planejar bem e fazer todos os ajustes antes mesmo do primeiro dia de obra.
Assim, além do projeto ser mais completo e eficiente, com o uso do LOD bim é preciso fazer um orçamento exato e permitir que o contratante tenha uma visão real de como será a obra pronta, graças à figura tridimensional elaborada.
Quer saber mais? Então baixe agora mesmo o Guia Completo de BIM!