Uma recente reportagem da revista ComputerWorld, mostra que a implantação de softwares integrados e de gestão está em alta no Brasil. São os chamados ERP, CRM e BI. Inclusive, o primeiro deles já foi destaque em nosso blog, em que exploramos as principais vantagens de aplicar o ERP na construção civil.
Acontece que, cada um desses softwares possui uma série de vantagens — e cada uma delas pode ser acomodada em sua estratégia para desenvolver a sua empresa e conquistar melhores resultados. Esses softwares podem até mesmo ser complementares, afinal, o uso de uma solução não exclui o uso de outra.
Por isso, quais as principais características do ERP, CRM e do BI? Continue a leitura para ter uma base comparativa mais clara e objetiva para aplicar em seu negócio!
A fim de explorarmos melhor os conceitos e aplicações de cada software, falaremos primeiramente a respeito do que é o ERP e, em seguida, do CRM e do BI. Para quem ainda não está por dentro do assunto, o ERP (cuja sigla, em inglês, significa Enterprise Resource Planning) é um software de gestão.
O ERP é totalmente integrado e a principal finalidade é substituir os antigos programas, que durante os primórdios da era PC (na década de 1980) eram adquiridos separadamente e de diferentes fornecedores, muitas vezes.
Por isso, com a chegada dos ERPs tudo mudou. Afinal todos esses pequenos programas foram substituídos por um único, que integrou todas as informações e permitiu concentrar uma série de vantagens para reduzir o retrabalho e aumentar a confiabilidade dos dados.
Por exemplo: ao registrar uma nota fiscal de compras de materiais, o sistema alimenta, automaticamente, o setor de Contas a Pagar e o saldo com o Fornecedor — atualizando o estoque.
Assim, ele gera lançamentos contábeis, apropria adequadamente as despesas e compara o total comprado de um material com o que foi orçado e planejado.
Atualmente, é um dos principais softwares de gestão do mercado, uma vez que ele é capaz de armazenar e integrar uma série de informações, permitindo que não existam informações equivocadas e facilitando, assim, o planejamento de seus projetos e estratégias.
Afinal de contas, além do exemplo anteriormente citado, o ERP também é responsável por reunir e armazenar dados diversos de todos os setores da empresa, como:
Compras e vendas;
Recursos Humanos;
Pagamentos;
Fornecedores.
Todas as informações inseridas e editadas são atualizadas em tempo real, permitindo tomadas de decisão assertivas e confiáveis. Portanto, trata-se de um importante instrumento tecnológico que tem tudo para trazer mais organização e gestão administrativa de suas obras.
Enquanto o ERP é tido como um diferencial em gestão de negócios, o CRM (sigla para Customer Relationship Management) é mais focado em uma solução tecnológica para ajudar a controlar o gerenciamento de clientes.
Afinal de contas, tão importante quanto a produtividade interna, está a maneira com a qual a sua empresa se organiza com os clientes e se relaciona com eles.
Por meio dessa solução versátil, é importante ter essas informações bem descritas e organizadas, para identificar variadas oportunidades de negócio.
Ou seja: com uma solução personalizada de CRM, a sua empresa armazena as informações trabalhadas a cada atendimento, o que conserva, também, dados relevantes para entender e identificar o comportamento do seu público.
Assim, você consegue se relacionar com cada um deles de maneira qualitativa. Além de oferecer um atendimento personalizado e focado em resultados, o que pode se traduzir, inclusive, em aumento de produtividade para a sua equipe.
Com as informações cadastradas, o CRM se torna um poderoso aliado de vendas para a sua empresa, permitindo a personalização no atendimento, a antecipação de demandas e tendências para o consumidor e, claro, um contato mais próximo e focado em soluções. Assim, você dá um importante passo em gerar uma experiência enriquecedora para os seus clientes.
Além disso, o CRM e o ERP, juntos, podem oferecer uma dinâmica mais objetiva e clara para as suas equipes, que passam a enxergar os mesmo processos em tempo real e com benefícios imediatos para o seu negócio.
O BI (Business Inteligence) tem crescido muito na predileção popular, por se destacar como uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões, algo fundamental para a diretoria e alta administração da sua empresa.
Entre as principais informações obtidas por meio do uso de uma solução de BI, podemos destacar as seguintes:
Qual será o custo final da obra?
Conseguirei cumprir o cronograma?
Se eu tomar uma determinada decisão, qual será o impacto nos custos?
As minhas composições de custo estão corretas?
Qual é o custo de operação e manutenção de meus equipamentos?
Qual está sendo a “Curva ABC Real” de despesas e receitas?
É possível, por exemplo, usar o BI para mapear os bairros com maior potencial para construção em uma determinada cidade e pesquisar as principais preferências dos compradores.
Com isso, sua empresa tem informações relevantes para se decidir a respeito de onde construir a área dos apartamentos e outros itens para um planejamento em curto prazo.
Usar essa ferramenta tecnológica significa manter um controle mais preciso a respeito dos dados coletados e como cruzar essas informações, de maneira que você possa tomar decisões inteligentes e focadas em resultados.
Quando combinado com as outras soluções apontadas neste artigo, o BI tem tudo para colocar o seu negócio em franca vantagem competitiva com relação à concorrência.
Ainda mais quando levamos em conta que, na publicação da revista ComputerWorld, é apontado que essa estratégia é mais utilizada pelas grandes empresas. Ou seja, é hora de fazer o mesmo que outras empresas já têm feito: unir esforços para fazer valer as soluções da maneira mais benéfica possível.
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