Dicas de ferramentas para o aumento de produtividade em sua obra
A indústria da construção civil passa por um cenário de afirmação pós-crise, mas ainda assim tem crescido. Com isso, a produtividade é um item decisório para o sucesso do negócio, uma vez que o desafio é tornar o trabalho mais eficiente, equilibrado, não ter gastos extras e aumentar o lucro.
Então, provavelmente, “melhorar o aumento de produtividade na obra” é uma preocupação constante de qualquer gestor, já que esse profissional precisa arcar com prazos e, ainda assim, entregar um trabalho de qualidade.
Mas não existe uma fórmula mágica para aumentar a produtividade, até porque, o tema realmente é amplo, envolvendo a análise de vários processos, desde o planejamento a ferramentas e gestão de pessoas. Saber identificar os indicadores de desempenho também é um passo importante neste processo de trabalho.
Quer encontrar soluções de aumento de produtividade em sua obra? Confira 9 dicas que podem influenciar diretamente no resultado do seu trabalho!
1) Planejamento de obras
A visão de futuro de um negócio depende da sua organização e, sendo assim, o planejamento de obras é sempre a chave de sucesso para o bom gerenciamento de um trabalho. Portanto, planeje cada detalhe, do início ao fim.
Estabeleça metas e tenha sempre o cronograma de obra atualizado. Liste a quantidade de pessoas que serão envolvidas no trabalho, os materiais que precisam ser adquiridos, os maquinários, prazos, ferramentas tecnológicas que serão imprescindíveis e faça o controle financeiro.
2) Mão de obra qualificada
Aumentar a produtividade não significa trabalhar mais, mas fazer a mesma quantidade de tarefas em menos tempo, só que com mais qualidade, eficiência e estrutura. Dentro dessa necessidade, profissionais capacitados e treinados para o manuseio dos equipamentos fazem toda a diferença!
Por isso, administre o seu trabalho de forma a pensar com antecedência na escolha de pessoas competentes e comprometidas com o seu resultado.
3) Segurança dos funcionários
Atender às normas trabalhistas é imprescindível e este fator também está interligado à produtividade, uma vez que um profissional que utiliza bem o equipamento (além de estar protegido) rende mais. Invista em andaimes, materiais e ferramentas de segurança que atendam às normas e legislação.
O resultado virá em eficiência, melhor execução das tarefas, comprometimento e aumento de produtividade.
4) Automação de equipamentos
Ter uma gestão eficiente de equipamentos para a construção civil é uma excelente opção para o aumento da produtividade. Investir — mesmo que inicialmente — em tecnologia para diminuir custos, tempo de execução das tarefas e até o impacto ambiental, já é uma realidade de algumas construtoras (das pequenas às grandes).
Para cada tipo de empreendimento há um ganho específico. Em obras habitacionais, por exemplo, a automação substitui a mão de obra.
Já nas obras de infraestrutura, os ganhos ficam por conta das menores perdas e da precisão na execução dos serviços, por conta dos grandes volumes envolvidos.
Algumas vantagens já percebidas pelas construtoras
Diminuição do número de máquinas em operação;
Redução no consumo de combustível;
Uso correto dos equipamentos para cada tipo de trabalho;
Redução no desgaste e estoque de peças;
Menor tempo de execução das atividades;
Monitoramento em tempo real dos equipamentos;
Redução de erros.
5) Aluguel de máquinas
Comprar, manter e armazenar equipamentos custa caro. Uma boa opção é escolher o aluguel de máquinas durante o período de obras e calcular a sua produtividade. Com isso, você evita gastos com manutenção e até perda total, dependendo do ocorrido.
Dessa forma, a manutenção do equipamento geralmente, é de responsabilidade da empresa contratada. Como o ritmo de obras é constante, você não ficará sem nenhuma ferramenta de trabalho.
6) Equipamentos em alumínio
A escolha por este tipo de equipamento tem trazido muitos benefícios em relação à produtividade para a construção civil. Por ser mais leve, permite mais velocidade no seu transporte dentro do canteiro de obras, evitando o atraso do serviço e utilizando menos mão de obra na sua montagem e desmontagem. Além disso, alumínio é tão resistente quanto o aço.
7) Layout do canteiro de obras aprimorado
A logística faz parte da produtividade e é por isso que planejar uma obra também passa pelo layout do canteiro. Posicione as máquinas corretamente, de maneira padronizada para que tenham um local seguro e prático para se locomoverem.
Otimize o espaço do escritório para que você tenha visão geral de todo o empreendimento. O almoxarifado deve ficar em um local de fácil acesso, já que a requisição de equipamentos é grande.
O local de descanso dos funcionários também deve ser pensado de forma eficiente, ainda mais se tiver um ambiente para refeições. Guarita, banheiros e estacionamento para carros não devem ficar de fora da lista.
8) Apontador bem treinado
O apontador de obras desempenha algumas atividades — levantamento das informações, registros diários, horário de alimentação, transporte, orientação dos profissionais quanto às normas da empresa e gerenciamento de visitantes — que são importantes para gerenciar e otimizar o tempo.
Portanto, a responsabilidade deste profissional interfere bastante no aumento da produtividade. Afinal, integrar o trabalho do canteiro de obras com o escritório otimiza o processo, além de manter a comunicação integrada.
Tempo é braço direito da produtividade! Utilize os indicadores corretos e ferramentas tecnológicas para garantir a precisão das informações.
9) Uso da tecnologia
O uso da tecnologia está totalmente ligado ao aumento de produtividade. Utilizar ferramentas digitais ou softwares de construção civil é necessário para que as áreas envolvidas na construção de uma obra realizem suas atividades de forma rápida e segura.
Todas as dicas acima podem ser implementadas com o uso de um bom software de gestão de obras, que garantirá facilidade, agilidade e eficiência ao seu trabalho. Nesse caso, a tecnologia atua como ferramenta de apoio, com o objetivo de reduzir custos, aumentar a produtividade e, como consequência, apresentar melhores resultados.
Entre as vantagens de se utilizar um software de construção civil, estão:
Informações integradas;
Segurança de dados;
Acesso remoto;
Redução de custos.
Com as nossas dicas, fica mais fácil aumentar a produtividade da sua construtora, cumprir o planejamento do início ao fim e manter a credibilidade do trabalho. Agora, queremos saber a sua opinião.
Tem outras dicas para compartilhar com a gente? Escreva aqui nos comentários!