A construção civil é um setor tradicional no mundo e, por isso, sempre foi muito dependente de mão de obra humana. No entanto, nos últimos anos, com a consolidação da era digital, a tecnologia tem entrado em cena para otimizar tanto a mão de obra, quanto também a gestão do setor.
Dessa forma, o uso de softwares específicos, robôs, drones e outras tecnologias digitais como a Building Information Modeling (BIM) estão permitindo que projetos sejam construídos mais rapidamente e com menos custos, tornando possível encontrar soluções mais viáveis para as demandas crescentes da engenharia moderna.
Neste conteúdo te apresentamos como a tecnologia tem beneficiado vários setores da construção civil e quais as principais tendências que estão sendo discutidas agora. Quer ficar por dentro? Continue a leitura e confira!
O setor da construção civil tem sido imensamente beneficiado com a modernização das suas atividades. Segundo uma pesquisa da McKinsey Brasil, a produtividade da construção civil pode melhorar em até 50% ao adotar as novas tecnologias em sua rotina.
No entanto, o contraditório está no fato de que o segmento da construção foi um dos que menos investiu na chamada era digital, ficando atrás apenas do agronegócio, ainda segundo a pesquisa.
Dessa forma, tem se destacado no mercado aquelas construtoras que têm feito o uso de novas tecnologias em sua rotina, otimizando seus processos.
Mas como lidar com as mudanças da tecnologia? O primeiro desafio é fornecer treinamentos e orientações apropriadas para que os trabalhadores possam lidar com as novas tecnologias e ferramentas.
Com um software de gestão de obras, por exemplo, construtoras podem contar com benefícios, como:
gerenciamento otimizado de estoque;
exportação rápida e estratégica de relatórios de progressos diários, semanais ou mensais;
gerenciamento de relacionamento com fornecedores e clientes;
gerenciamento financeiro e administração da obra;
gerenciamento de recursos humanos.
Para isso, são necessários novos equipamentos e ferramentas digitais para que os trabalhadores consigam explorar todas as possibilidades da era digital na construção civil.
Dados da IDC revelam que 72% das empresas do setor civil acreditam que a era digital no setor deve ser prioridade para promover mudanças significativas nos processos, modelos de negócios e ecossistemas.
No entanto, por onde começar? Com a competitividade cada vez mais alta, atender às expectativas de um mercado exigente requer planejamento e investimento.
Já que o uso de tecnologias disruptivas trouxeram precisão ao processo de digitalização das empresas de engenharia civil, melhorando a experiência do gestor e oferecendo novas opções aos profissionais da área, é importante destacar que a revolução digital não se limita aí.
Assim, o primeiro passo é entender que a adoção de tecnologias digitais tem ajudado empresas da construção civil a satisfazerem o comportamento do consumidor, que cada vez mais busca praticidade, flexibilidade e transparência.
Além disso, o crescimento tecnológico não deve se limitar a ter empresas de engenharia impulsionadas apenas por softwares, mas se estende também ao fornecimento de serviços como georreferenciamento e plataformas de informação de dados e análises inteligentes.
Projetos como o BIM (Building Information Modeling) e outras áreas da inteligência artificial também são ferramentas fundamentais para que as empresas de construção civil possam alcançar melhores resultados no mercado.
Com a Tecnologia BIM, por exemplo, empresas conseguem manter dados técnicos atualizados, evitando interrupções no projeto e maximizando a eficiência.
Isso se aplica tanto à construção quanto à demolição de edifícios, resultando em melhor precisão e maior rapidez, além de reduzir os custos de materiais e energia necessários para a obra.
Agora que você já sabe da importância competitiva, comercial e também da experiência dos seus clientes, que tal dar os primeiros passos na era digital? A seguir, separamos cinco dicas que vão te ajudar na modernização da sua empresa:
A cultura de dados é uma forte tendência para toda a indústria da construção civil. De modo a manter-se atualizado e cumprir com as regulamentações do setor, os líderes da construção civil devem olhar para novas tecnologias e abraçar as análises de dados e ferramentas analíticas capazes de otimizar processos e garantir uma tomada de decisão estratégica.
Uma dica valiosa aqui é que essa mudança cultural deve começar pelos níveis de gerentes e demais líderes, para que assim a cultura possa disseminar se disseminar a partir do exemplo.
Para alcançar êxito no planejamento estratégico, será necessário uma compreensão abrangente de todos os envolvidos no empreendimento, desde a concepção à execução, mas nem todos os profissionais têm essa perspectiva.
Dessa forma, é importante que esses profissionais atuem de forma colaborativa, mesmo que suas visões sejam diferentes.
Ao longo do processo de planejamento, outras áreas devem ser envolvidas para que o resultado seja o mais aproximado do desejado. Para isso, é necessário que todas as partes se unam e promovam uma comunicação centralizada.
A tecnologia tem ajudado construtoras, tornando o seu dia a dia mais simples e aumentando a eficiência na área da gestão e até mesmo na mão de obra. Uma área em que se destaca a utilização de recursos tecnológicos, por exemplo, é na gestão de materiais, que fornece à construtora a capacidade de se organizar, controlar e calcular as quantidades de forma precisa.
Além disso, os softwares de gerenciamento podem monitorar os índices de produtividade e satisfação dos clientes, de modo que sejam identificadas as áreas que necessitam de melhorias e treinamentos.
Assim, para abraçar de vez a era digital na construção civil, será preciso investir na modernização. E a principal dica fica para você conhecer o 90 Compor ERP, um investimento seguro e estratégico para a sua construtora.
O 90 Compor ERP é projetado para atender todas as suas necessidades em diferentes etapas do projeto, desde o ERP, com solução integrada desenvolvida especificamente para o negócio de engenharia para facilitar a sua gestão.
Além disso, auxilia também no controle de manutenção de equipamentos, trazendo agilidade, assertividade e garantindo que o cronograma da obra não atrase.
Vale ressaltar também o nicho de orçamento e planejamento de obras, trazendo tranquilidade e segurança para os orçamentistas executarem seu trabalho com a certeza de que erros de cálculos não irão acontecer graças ao apoio do software.
Conheça mais sobre o 90 Compor ERP e tenha um software de gestão completo e intuitivo para se manter em vantagem no mercado.