Tendências/Mercado

Como o big data pode auxiliar o mercado da construção civil

29 de novembro, 202210 min
Como o big data pode auxiliar o mercado da construção civil

As tomadas de decisão de uma empresa estão, mais que nunca, orientadas por informações precisas baseadas na extração e filtragem de dados que justifiquem tais ações.

E é assim que o conceito de big data no mercado da construção civil ganha relevância a cada dia que passa.

Continue a leitura deste artigo e saiba do que se trata o assunto, como a tecnologia pode contribuir para a gestão do seu projeto, os benefícios de utilizar dados na gestão e dicas para o escolher um software ERP que atenda às suas necessidades.

O que é big data?

Big data é um termo que se refere ao grande volume de dados que as organizações criam e armazenam todos os dias. Eles podem vir de várias fontes diferentes, como canais de comunicação, estoque, controle de manutenção de equipamentos, fornecedores e muito mais.  

Como a tecnologia pode ajudar o mercado de construção?

O setor da construção gera dados por meio de suas diversas atividades, como gerenciamento de projetos, rastreamento de ativos e monitoramento de segurança. 

De maneira geral, esses dados podem ser usados para melhorar o planejamento e a execução de um projeto, identificar riscos e oportunidades potenciais e acompanhar o progresso em direção aos objetivos. 

A tecnologia é fundamental para aproveitar o poder do big data na construção. As empresas de construção estão usando sensores, drones e outros dispositivos para coletar dados que podem ser usados para melhorar as operações. 

O uso da inteligência artificial (IA) também está desempenhando um papel importante em ajudar as empresas de construção a fazer melhor uso do big data. 

Os benefícios do uso do big data na construção

Os benefícios são muitos. Por exemplo, o big data quando relacionado ao mercado da construção civil, tem o seguinte impacto prático:

  • Melhora a segurança em canteiros e administração de obras, fornecendo informações em tempo real sobre possíveis riscos;

  • Ajuda a otimizar os cronogramas de construção e reduzir os custos, fornecendo previsões precisas sobre o progresso do projeto;

  • Orienta as tomadas de decisão de gestores;

  • Otimiza as operações;

  • Reduz custos. 

Os desafios do uso de big data na construção

Os desafios de implementação são em grande parte devido à natureza fragmentada da indústria da construção. Os dados estão espalhados entre as diferentes partes interessadas do projeto, dificultando a obtenção de uma visão abrangente do que está acontecendo em um canteiro de obras.

Quando os dados são coletados e gerenciados adequadamente, eles podem oferecer aos profissionais da construção uma visão mais holística de seus projetos. 

Além disso, a tecnologia pode ser usada para automatizar a coleta e a análise de dados, facilitando que profissionais de construção ocupados fiquem por dentro do que está acontecendo em seus canteiros de obras.

Embora existam desafios associados ao uso de big data na construção, os benefícios fazem com que valha a pena aplicá-lo. Ao entender como funciona e utilizar a tecnologia para coletar e analisar dados, os profissionais da construção podem melhorar a eficiência e a qualidade de seus projetos. 

Como trazer o big data para a rotina da gestão de obras?

Os gerentes de construção estão sempre procurando novas maneiras de otimizar a produtividade, controlar custos e melhorar a segurança no local de trabalho. Agora, há um crescente corpo de evidências que sugere que o big data pode desempenhar um papel significativo em todas essas áreas.

A chave para liberar o valor do big data está na capacidade de analisá-lo com eficácia. Quando isso ocorre, os gerentes de construção tomam as melhores decisões sobre tudo, desde o agendamento até a aquisição.

Felizmente, existem muitas ferramentas disponíveis que tornam mais fácil do que nunca coletar e analisar big data, como o sistema ERP. Ao investir em uma dessas soluções, as empresas de construção podem obter uma vantagem competitiva no mercado atual. 

Como um ERP pode melhorar os resultados da sua gestão de obra?

A tecnologia mudou drasticamente a forma como vivemos e trabalhamos do smartphone ao software de gestão de obra. Não é nenhuma surpresa, então, que o gerenciamento de construção também tenha sido revolucionado pelos avanços tecnológicos.

Os sistemas ERP são projetados para fornecer uma visão holística do negócio e ajudar a agilizar os processos em todos os departamentos.

O ERP DA 90 TI, inclui módulos para gerenciar diferentes aspectos do negócio, desde o financeiro ao suprimentos e gestão de obras. Esses módulos são integrados entre si para fornecer um fluxo contínuo de informações entre diferentes departamentos. 

Além disso, os sistemas ERP geralmente vêm com ferramentas de relatórios que dão aos gerentes visibilidade dos principais indicadores de desempenho (KPIs) e dados em tempo real sobre o status de várias operações. 

Dicas para escolher o melhor software para sua empresa

A implementação de um sistema ERP pode ser uma tarefa importante para uma empresa, por isso, é importante considerar cuidadosamente se a ferramenta está de acordo com a sua necessidade.

Para isso, algumas dicas para escolher um software são:

  • Escolha um software com recursos compatíveis ao tamanho da sua empresa (quanto maior ela é, mais dados serão gerados e o sistema precisa suportar essa demanda);

  • Priorize sistemas de fácil implementação;

  • Prefira um sistema de gestão online;

  • Avalie o custo-benefício;

  • Esteja ciente sobre as áreas e os processos que serão priorizados. 

Investir em gestão e tecnologia é o segredo para se destacar no mercado da construção civil

Quando o assunto é gerenciar um projeto de construção civil, a tecnologia pode desempenhar um papel vital para garantir que tudo ocorra bem. 

Desde a comunicação com os trabalhadores e o pedido de materiais, até o acompanhamento do progresso e do orçamento, a coleta e aplicação de dados torna o gerenciamento de um projeto de construção muito mais fácil.

Embora ainda existam muitos projetos de construção gerenciados sem o uso de tecnologia, cada vez mais gerentes e o mercado da construção civil de modo geral estão percebendo o quão útil isso pode ser. 

Com tantas ferramentas disponíveis, não há motivos para não aproveitá-las sabendo que elas trazem retorno. Se você deseja otimizar o gerenciamento do seu projeto, considere aplicar o conceito de big data em sua administração e contar com um sistema ERP com recursos compatíveis aos objetivos e processos da sua empresa.

Quer saber como ter o controle total da sua gestão de mão de obra? Entre em contato com a 90TI!

Compartilhe esse artigo
Junte-se às milhares de pessoas que assinam nossa news!
NEWSLETTER DA 90TIInscreva-se em nossa newsletter para receber nossas notícias, novidades e dicas!