A construção de uma obra é composta por inúmeros processos que são realizados gradualmente conforme o projeto evolui. Todas essas etapas ficam registradas em um processo que chamamos de apontamento de produção.
Além de especificar a data de início e término de uma construção e a maneira como os processos foram executados, esse documento também traz o registro de ocorrências indesejadas no canteiro de obras.
Dessa maneira, o apontamento de produção é entendido como o mapeamento completo do ciclo de vida de um projeto, sendo um instrumento essencial na gestão de obras.
Diante de tamanha importância na execução de um projeto, preparamos esse conteúdo para explicar as características de um apontamento de produção completo, sua utilidade no canteiro de obras, qual a maneira ideal para executar os registros e como a tecnologia pode ser uma ferramenta facilitadora na elaboração e atualização deste relatório.
Vamos falar disso e muito mais, confira:
O que é o apontamento de produção?
Qual a sua usabilidade na construção civil?
Entenda a importância do apontamento de produção em uma obra
05 dicas para realizar um apontamento de produção corretamente
Benefícios de um software especializado em gestão de obras.
O apontamento de produção na construção civil tem a finalidade de registrar os processos realizados durante a execução de uma obra, como um check-up do que foi finalizado até certo momento em um projeto.
Quando as etapas da obra são concluídas e registradas no apontamento de produção, é possível evitar imprevistos que podem prejudicar a obra, visto que o controle sobre os processos é maior.
O apontamento de produção permite identificar os gargalos, imprevistos, falhas e desperdícios ao longo da cadeia produtiva. Dessa maneira, esse documento é um importante aliado quando se deseja otimizar a gestão de obras.
A principal usabilidade do apontamento de produção na construção civil é permitir o acompanhamento da evolução da obra, bem como melhorar o gerenciamento dos processos.
Sendo assim, esse documento é utilizado em qualquer etapa que envolve a mão de obra, o uso de insumos e a utilização de equipamentos na construção civil.
Além disso, todo evento que é digno de notoriedade é registrado no documento, de modo a fornecer informações relevantes aos gestores de obras.
Assim, por meio do acesso informacional, os gestores são capazes de aumentar a produtividade na execução de tarefas, mitigar desperdícios de materiais e garantir que os prazos estão sendo cumpridos.
Como resultado, temos o aumento da eficiência na organização dos processos, garantindo uma melhor rentabilidade para o projeto e mais qualidade nas entregas.
Cumprir prazos e manter a obra dentro do orçamento inicial são dois desafios consideráveis no setor de construção civil.
Diante disso, o apontamento de produção é um documento essencial para evitar o uso inadequado de insumos, gastos excedentes e atrasos na execução da obra.
Em adição, esse relatório traz transparência na etapa de realização de orçamentos e na construção em si, pois permite um diálogo aberto e constante entre os gestores da obra e construtoras responsáveis ou outros clientes.
É claro que não podemos deixar de mencionar que o apontamento de produção ajuda no monitoramento da performance do maquinário, na padronização das tarefas realizadas e na adequação da obra em relação aos parâmetros e diretrizes regulatórias desse mercado.
Desse modo, o preenchimento adequado e a consulta constante a esse documento permite melhorar a administração de obras.
O apontamento de produção é um instrumento que pode aumentar a competitividade entre construtoras e para quem atua no setor de construção civil.
No entanto, para que esse documento seja explorado em todo o seu potencial, é preciso preenchê-lo da maneira correta.
Temos 05 dicas que podem ajudar você a elaborar o melhor apontamento de produção da sua obra.
Ao concluir uma tarefa ou um conjunto de atividades, é preciso alimentar o documento com as novas informações, mantendo-o atualizado.
Não esqueça de nutrir os registros com observações extras para que tudo fique dentro dos parâmetros de controle estabelecidos. Toda informação é relevante.
Automatizar essa etapa de registro de atividades, por meio de um software ERP para a construção civil, é um jeito inteligente de trazer eficiência para os processos.
O apontamento de produção ajuda no acompanhamento da obra, desde que as informações sejam confiáveis.
A inclusão de datas, locais e materiais utilizados no relatório é primordial para garantir a confiabilidade do projeto.
Por exemplo, o documento só será útil na manutenção de maquinários e na reposição de estoques se estiver atualizado e completo.
Quando falamos sobre o apontamento de produção, o gestor pode escolher entre duas abordagens: a retroativa e em tempo real.
Enquanto o método retroativo conta com registros manuais e, por isso, só mostra os eventos que já aconteceram, o preenchimento em tempo real é possível graças à automação.
Sendo assim, a automação permite mais assertividade e integridade das informações presentes no relatório, sendo que a gestão de obras pode se beneficiar com essa precisão e atualização constantes.
Todos os profissionais envolvidos na obra devem estar cientes da importância do apontamento de produção.
Eles precisam ser treinados e conscientizados sobre manter as atividades registradas com transparência e detalhamento. Caso um sistema de gestão esteja sendo usado na produção, é preciso existir treinamentos de capacitação para o uso da ferramenta.
Quando todos assumem o compromisso de cumprir prazos e orçamentos, é muito mais fácil atingir o resultado esperado.
Não trate o apontamento de produção como uma formalidade e burocracia. Esse documento realmente pode ajudar na organização do trabalho e promover o alto desempenho de toda a equipe.
Sendo assim, considere o documento com vigorosidade, ao certificar-se que os prazos e diretrizes estão mesmo dentro do planejamento organizacional e orçamentário.
Em primeiro lugar, é válido pontuar que os registros manuais sempre estarão sujeitos à falhas, o que, na construção civil, é um grande alerta vermelho.
Além disso, as informações registradas em papéis e planilhas podem ser facilmente perdidas, alteradas ou corrompidas, o que pode trazer problemas na execução do projeto por falta de profissionalismo e transparência.
Seja por informações registradas de forma incorreta, ou por deixar um evento passar despercebido, o apontamento de produção manual pode comprometer as decisões do gestor.
Sendo assim, a tecnologia ajuda a padronizar os registros dentro desse relatório, além de trazer apenas informações precisas e relevantes, tudo em tempo real, uma vez que essas características são encontradas entre as funcionalidades de um sistema ERP.
Outra grande vantagem de um software especializado na gestão de obras é automatizar tarefas, fazendo com que o foco dos responsáveis pelo projeto seja voltado às áreas que realmente precisam de supervisão humana, em vez de prestar atenção em atividades repetitivas.
Assim, os erros são evitados e o tempo é otimizado, sem mencionar o aumento de confiabilidade e a segurança dos dados presentes no apontamento de produção.
Nesse sentido, o 90 Compor ERP, nosso software de gestão integrada, traz soluções completas para a realização de orçamentos, planejamentos e controle de atestado de obras.
O 90 Compor ERP possibilita mais agilidade na elaboração do orçamento, pois é capaz de importar dados diretamente do Excel, além de possuir integração com os principais órgãos públicos para a atualização em tempo real no preço dos insumos.
Com o armazenamento em nuvem e tecnologia de criptografia para proteger dados sigilosos, nosso sistema é referência quando o assunto é segurança e praticidade.
Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas pelo formulário abaixo e otimize a gestão das suas obras agora mesmo!