A construção civil não só é um mercado importante e necessário para a economia brasileira e mundial, como também é altamente inovador e cheio de campos a serem explorados.
Inclusive, engana-se quem acha que o avanço tecnológico se opõe ao meio ambiente e às gerações futuras do planeta. Pois, à medida em que a tecnologia ganha força, assuntos como ESG na engenharia (meio ambiente, social e governança), programas como IPTU verde e construções sustentáveis tornam-se ainda mais relevantes.
Aliás, o que uma coisa tem a ver com a outra? Simplesmente tudo! Até porque é dessa forma que uma obra consegue cumprir seu papel com excelência, já que é executada com precisão, pensada na qualidade de vida das pessoas e ainda traz inovações!
Então, sem mais delongas, confira agora o que há de mais interessante em tecnologia na engenharia civil em 2022!
Em uma época em que muito se fala sobre a utilização das máquinas de construção civil, por que não ir além e falar também sobre os recursos que não necessariamente dependem delas?
Nesse caso, as tendências de tecnologia na engenharia civil são interessantes por dois motivos: primeiro, novos empreendimentos estão sendo feitos a partir delas e edificações antigas podem aderi-las ao passarem por reformulações.
Até porque, os recursos tecnológicos são hoje um dos maiores aliados de um projeto! Confira alguns deles:
Essa é uma das tecnologias mais utilizadas na construção civil. Isso porque desde 2013 a NBR 15.575 determina que as novas edificações tenham isolamento acústico.
Sua utilização é essencial para garantir conforto às pessoas, pois, como seu nome sugere, ela isola ruídos externos que possam causar incômodos.
O isolamento acústico pode ser feito de diferentes formas, como painel wall (composto por duas placas cimentícias, sem amianto, e um miolo de madeira), lã de vidro e de rocha e espumas acústicas.
Seus benefícios em uma construção são:
redução de poluição sonora;
aumento de privacidade;
diminuição de atrito entre vizinhos;
Recurso extremamente interessante, a impressão 3D é uma tecnologia utilizada para imprimir projetos com três dimensões (altura, largura e profundidade).
Na construção civil, as impressoras 3D são usadas principalmente para reduzir a utilização de materiais utilizados durante uma obra, pois permitem que estruturas complexas sejam desenhadas, estruturadas e projetadas com maior facilidade.
Essa tecnologia dispensa mão de obra e é capaz de reproduzir obras em pouco tempo!
Se você achou que este artigo sobre tecnologia abordaria temas como data science na construção civil, automatização de tarefas e softwares inovadores, acertou, mas não podemos deixar de citar as inovações dos materiais! No caso, o bom e velho concreto.
O concreto autocicatrizante é uma mistura de cimento, areia, água e aditivos que promove a cura das fissuras e trincas do concreto, sendo uma tecnologia na engenharia civil relativamente nova.
Ainda assim, ele está ganhando cada vez mais popularidade devido às suas vantagens em relação ao concreto tradicional.
Uma das principais vantagens do concreto autocicatrizante é a sua capacidade de se curar sozinho, sem a necessidade de intervenção humana.
Isso reduz o tempo e o custo necessários para a manutenção do Concreto, além de aumentar sua durabilidade. Outra vantagem é a sua resistência à água, o que o torna ideal para a construção em ambientes com alta umidade.
As representações virtuais na construção civil são ferramentas úteis que permitem aos gestores de obras, arquitetos e engenheiros criar modelos tridimensionais de edifícios e outras estruturas.
Eles podem ser usados para visualizar o projeto, fazer simulações e testes, bem como para analisar o impacto da construção no ambiente.
Além disso, as representações virtuais na construção civil também podem ser usadas para gerar imagens e vídeos do projeto, o que pode ser útil para a comunicação do projeto para os clientes e o público.
Aclamada tecnologia na engenharia civil e também em outros mercados, os drones estão cada vez mais populares. Eles podem ajudar a monitorar o progresso de um projeto, fazer entregas de materiais e até mesmo inspecionar áreas inacessíveis.
Veja algumas das formas pelas quais os drones na construção civil podem ser utilizados:
Monitoramento do projeto: os drones podem ser usados para sobrevoar a obra e tirar fotos ou vídeos do progresso. Isso é útil para garantir que o projeto esteja de acordo com o cronograma e também para identificar problemas que precisam ser abordados;
Entrega de materiais: seu uso para essa finalidade evita o tráfego pesado e ajuda a garantir que os materiais sejam entregues a tempo;
Inspeção de áreas inacessíveis: os drones também são usados para inspecionar locais altos, perigosos ou que um ser humano não conseguiria alcançar.
Antes um sonho distante, hoje as smart homes já são realidade quando falamos em tecnologia na engenharia civil!
As casas inteligentes são uma construção tecnológica que tem como objetivo integrar todas as suas partes e realizar tarefas de forma automatizada graças à internet.
O mercado smart home está em ascensão e seus principais benefícios são segurança, praticidade e conforto.
As construções modulares são criadas em seções pré-fabricadas e podem ser facilmente transportadas e montadas no local da construção, o que acelera o processo de estruturação, possibilitam que custos operacionais e de materiais sejam reduzidos durante o projeto e oferecem flexibilidade.
Por essas razões, o conceito de construção modular ganha cada vez mais espaço no cenário da construção civil, especialmente quando falamos de fábricas e galpões.
Seja com o uso de um software de gestão capaz de facilitar a visualização e acompanhamento do seu projeto ou então com recursos disruptivos que aceleram a produção e finalizam uma obra com maestria, a tecnologia na engenharia civil já deixou de ser luxo e tornou-se uma necessidade.
Por isso, este artigo trouxe 7 tendências tecnológicas para você acompanhar e utilizar visando a otimização do seu projeto! Aliás, quais delas você já utiliza?
Por falar nisso, acompanhe o blog da 90 e mantenha-se atualizado sobre as principais tecnologias na construção civil e se destaque no mercado.