Orçamento e Planejamento

Tabela de produtividade na construção civil: como usar?

08 de maio, 201710 min
Tabela de produtividade na construção civil: como usar?

Produtividade, com economia (em tempo e custos) e qualidade: aí está um verdadeiro desafio para empresas de qualquer setor produtivo. Ainda que existam diversos sistemas de gestão capazes de oferecer mais agilidade na produção de tarefas e garantir mais assertividade no cruzamento de informações.

Por isso, quando falamos na qualidade de sua mão de obra, é importante contar com uma tabela de produtividade na construção civil.

Ainda não sabe como planejá-la ou mesmo como usá-la a seu favor para obter uma produção mais organizada e estruturada? Confira este post, em que falaremos tudo a respeito da tabela de produtividade na construção civil!

A importância de mensurar a produtividade na construção civil

Na Construção Civil, produtividade é a tradução da quantidade de tempo necessária para que um serviço seja realizado. Como exemplo: se um profissional diz levar uma hora para construir 5 m² de parede, isso significa que ele possui 0,2 homem-hora de produtividade por metro quadrado.

Conhecer os valores de cada etapa e de cada serviço ajuda a manter um controle absoluto do seu canteiro de obras. Sem falar que é um instrumento de grande valia para a elaboração de um orçamento mais preciso e imune a recálculos que podem causar mais prejuízos do que lucros ao seu negócio.

Quais fatores podem atrapalhar o andamento na construção?

Acontece que, nesse setor tão dinâmico quanto dependente de um planejamento assertivo, uma série de fatores podem dificultar o cálculo preciso de cada atividade e de cada etapa das obras. Entre os principais, podemos citar:

  • A disponibilidade, entrega dos equipamentos e materiais necessários para o serviço;

  • A complexidade de uma tarefa, que pode tornar o serviço mais trabalhoso e demorado;

  • Baixa ou ausência de capacitação e treinamento da mão de obra;

  • O layout do canteiro de obras, que inviabiliza um serviço mais dinâmico;

  • O número de funcionários utilizado para a realização de um serviço;

  • Condições climáticas, que podem interferir na qualidade do serviço — ou mesmo inviabilizá-lo;

  • O pagamento em dia dos profissionais, o que pode interferir diretamente na produtividade de sua equipe.

Ainda assim, manter um controle dos seus processos é fundamental para garantir o menor número de imprevistos possível. Inclusive, saber quais podem ser esses obstáculos facilita o cálculo final do cronograma e até mesmo de produtividade da sua obra.

É por isso que se faz tão necessária a criação de uma tabela de produtividade na construção civil. Com ela, você sabe o quanto foi necessário para concluir uma obra similar, por exemplo, o que torna o orçamento mais assertivo e, consequentemente, as obras mais otimizadas e com estimativas mais palpáveis.

Como esses fatores atrasam a execução do serviço na obra?

Com base no que vimos no tópico anterior, fica evidente que o atraso na entrega ou a falta de disponibilidade podem ser determinantes para prejudicar a produtividade de sua equipe. Além disso, existem outros aspectos que devem ser levados em conta e podem ajudar a conhecer um pouco mais os processos produtivos de sua obra.

Com isso, é possível estimar um valor e prazo de conclusão mais efetivos, como:

  • A necessidade em preencher — ou não — juntas verticais;

  • As dimensões dos cômodos de cada unidade de um apartamento;

  • A espessura das paredes (blocos para espessuras maiores são mais pesados o que, consequentemente, diminui a velocidade do trabalho manual);

  • A rotatividade da mão de obra de sua empresa (caso seja baixa, os funcionários aprendem mais sobre a sua gestão e cumprem melhor o que foi passado).

Por isso, não basta apenas se certificar em conhecer a relação entre o tempo necessário para realizar um serviço. As suas variáveis são essenciais para garantir que você entenda o que pode levar a atrasar ou mesmo a antecipar a entrega de sua obra — utilizando todos esses elementos para surpreender o seu consumidor.

Como usar a tabela de produtividade na construção civil?

Vale pensar que, quanto mais completa for a sua tabela de produtividade, mais eficiente será o cálculo produtivo e, consequentemente, quanto será gasto e qual é o melhor valor para cobrar pela sua obra — otimizando os resultados e lucros do seu negócio.

Inclusive, existem empresas que apontam os custos com o consumo de energia e de água, o que permite um controle muito mais preciso — ainda que trabalhoso de se manter atualizado.

Mas em geral, é importante constar em sua tabela de produtividade as horas gastas pelo número de profissionais utilizados, bem como a quantidade de serviço produzida.

Assim, ao calcular dia a dia o quanto os seus profissionais produzem e ao cruzar essas informações com outros projetos e até mesmo com a concorrência, você consegue obter uma média produtiva de todos os serviços em sua obra.

Com isso, quanto menor for o índice, melhor para o seu negócio: afinal, você consegue produzir mais e em menos tempo. É importante perceber que os fatores mencionados no início deste artigo ajudam a visualizar imprevistos e situações que podem impactar nessa média.

Por isso a relevância em ter calculadas as médias dos serviços, pois aproxima os custos dos serviços com a previsão em orçamento.

Por que a planilha aumenta a eficiência da mão-de-obra?

Como vimos até aqui, a tabela de produtividade na Construção Civil ajuda a colocar mais organização, otimização, assertividade na previsão orçamentária e também na elaboração do cronograma físico da obra.

Isso porque a sua gestão obtém um controle mais eficiente de todas as etapas de produção, ajudando a montar um cronograma imune à maioria dos imprevistos. Ou pelo menos, que já tenha essa previsão calculada de atrasos decorrentes de situações que podem surgir.

Além disso, sua empresa passa a prever melhor os dias de serviço de cada tipo de profissional, programar melhor a entrega de materiais e ter toda a sua obra alinhada e em sintonia, facilitando todo o seu planejamento. Mas agora queremos saber de você:

Já teve alguma experiência com a tabela de produtividade na construção civil? Compartilhe o que achou nos comentários deste post!

Compartilhe esse artigo
Junte-se às milhares de pessoas que assinam nossa news!
NEWSLETTER DA 90TIInscreva-se em nossa newsletter para receber nossas notícias, novidades e dicas!