90 T.I | Inovação que facilita!
02/06/2017

O que é a gestão de suprimentos?

No setor de Construção Civil, a tomada de decisão pode significar lucro, otimização, prejuízos ou atrasos no cronograma. Dessa maneira, é importante conservar todo tipo de conhecimento e técnicas que permitem uma organização controlada do ambiente produtivo, de todos os processos e etapas relativas ao projeto. Neste caso, faz-se necessária a gestão de suprimentos.

Qual seria o seu conceito e aplicação para gerenciar todas as responsabilidades referentes à logística de suas obras, além do alinhamento com todos os integrantes da cadeia de produção? Confira o nosso artigo do dia para entender o que é gestão de suprimentos!

O que é a gestão de suprimentos?

Interessou-se pela gestão de suprimentos para conferir mais controle sobre as suas obras? Então, vamos entender mais a respeito desse processo, cujo principal objetivo é o pensamento estratégico em trabalhar de forma integrada os diferentes fluxos de sua empresa e projetos. Isso significa alinhar as etapas de materiais, serviços e finanças, definindo-as de maneira lógica para otimizar o tempo produtivo, reduzir custos e minimizar imprevistos que prejudicam o cronograma e impactam de maneira negativa na imagem do seu negócio.

Pra que serve?

Ao trabalhar com a gestão de suprimentos, a ideia é levar em consideração as exigências do projeto para manter o nível de excelência e, ainda assim, reduzir os custos — algo que se dá pelo planejamento estratégico. Portanto, o desafio está em lidar com todas as etapas da cadeia produtiva, mantendo o controle sobre eventuais imprevistos, como uma equipe terceirizada para determinadas etapas do processo.

Como fazer uma boa gestão de suprimentos?

Em casos assim, a sua gestão deve trabalhar com todos os cenários para antecipar eventuais imprevistos, garantindo uma produção segura, controlada e qualitativa. Além disso, toda parceria desenvolvida deve ser pautada em transparência e confiança.

Por isso, trate de conhecer todos os seus fornecedores e alinhe as suas necessidades e objetivos com base no tipo de serviço oferecido por eles. Com isso, você minimiza os riscos e trabalha com um sistema de trabalho pautado em uma logística planejada e organizada, cuja gestão de suprimentos funciona de maneira harmoniosa em cada etapa da obra.

Qual é a utilidade de uma gestão de suprimentos eficaz?

Com base no que vimos até aqui, a gestão eficaz na cadeia de suprimentos permite um acompanhamento preciso em todas as etapas do processo produtivo. Isso ajuda, como já mencionamos, a reduzir custos, a agilizar os processos a torná-los mais integrados, efetivos e organizados.

Claro que, por se tratar de uma obra — o que envolve diferentes especialidades, serviços e profissionais —, exige-se muito para manter um controle gradual no processo. Por isso, é importante segmentar o trabalho de acordo com cada etapa produtiva.

Modelos de cadeia de suprimentos

Os seguintes modelos de gestão de suprimentos devem ser trabalhados, visando colher os benefícios que apontamos até aqui:

  • Planejar a previsão equilibrada entre a oferta e a demanda;
  • A busca por fornecedores de matérias-primas, ajudando a reduzir custos com intermediários;
  • A fabricação de produtos que podem agilizar processos e minimizar gastos;
  • Armazenagem (adequada) do produto, reduzindo desperdícios;
  • A entrega do produto alinhada com as etapas produtivas;
  • O feedback focado nas necessidades do consumidor.

Agora, falta apontarmos algumas dicas, de maneira que você consiga otimizar paulatinamente a gestão de suprimentos em sua empresa — o que veremos logo a seguir!

Ideias para melhorar o processo de gestão na sua empresa

Entre as principais ideias, selecionamos as seguintes para você adotar:

Análise de relevância

Para evitar a reposição de estoque que vai apenas aumentar os gastos, identifique a relevância de cada material nas regiões trabalhadas. Assim, você trabalha com quantidades mais exatas, no custo exato e de maneira mais planejada e econômica.

Logística otimizada

Já mencionada neste artigo, mas que vale o reforço: ao observar um padrão e replicá-lo em seu canteiro de obras, é possível gerar mais produtividade e reduzir custos irrelevantes e desnecessários.

Documentação e padronização de procedimentos

Além da logística, uma padronização em processos e procedimentos permite que as etapas produtivas sejam seguidas sem grandes imprevistos e problemas, uma vez que esse foi o método reconhecidamente ideal para as suas obras. Dessa maneira, ganha-se em tempo de produção, em redução de custos, em obras uniformes e seguras.

Relação transparente e de confiança com os fornecedores

Como já mencionamos, uma relação sólida com seus fornecedores faz com que eles se adaptem também às suas necessidades e demanda. Consequentemente, pode-se evitar desperdícios dos materiais e tornar o cronograma mais alinhado, garantindo uma gestão de suprimentos imune a riscos.

Previsão da demanda

Uma boa gestão de suprimentos conta com uma previsão da demanda — algo feito a partir da análise de consumo da empresa em obras anteriores. Assim, o cronograma e orçamento ficam mais precisos ao longo do tempo, garantindo uma padronização na maneira de conduzir seus novos projetos.

Otimize a rotina com um software de gestão

Hoje em dia, não dá para manter as áreas integradas e alinhadas sem o auxílio de grandes adventos tecnológicos. Na Construção Civil, não faltam possibilidades para obter uma boa gestão de suprimentos.

Principalmente com o uso de sistemas de gestão. Algo que pode trazer mais agilidade, confiabilidade nos dados e qualidade no planejamento e condução de suas obras.

Com isso tudo, você já consegue ter um direcionamento mais eficiente para criar uma gestão de suprimentos econômica, produtiva e organizada. Sem falar que o processo, como um todo, ajuda a gerar mais uniformidade aos processos e às suas obras. Qualidades que podem gerar impactos positivos na maneira com a qual o consumidor perceberá a sua marca daqui por diante.

O que achou da gestão de suprimentos? Identificou algum desafio que pode dificultar a implantação das dicas que apresentamos neste artigo? Compartilhe com a gente no campo de comentários e vamos ampliar essa discussão!

/noventati /@90tecnologia /90tecnologiadainformação