Quando se trata de recursos recebidos pelo setor público, sobretudo transferências voluntárias, é necessário ter muita transparência em relação à sua destinação e aplicação. Por isso, vamos falar como a 90TI pode te ajudar na prestação de contas de licitações de obras públicas.
As transferências voluntárias ocorrem quando há a entrega de recursos a outro ente da administração pública a título de auxílio, cooperação ou assistência financeira (que não sejam oriundos de determinação legal constitucional ou dos destinados ao SUS).
Obras são exemplos de destinação do dinheiro que entra nos cofres públicos, cuja aplicação é feita na construção de pontes, recuperação de ruas ou outros tipos de projetos de engenharia.
No entanto — e isso não é novidade para ninguém —, sabemos dos problemas que já enfrentamos em relação a obras superfaturadas, recursos mal aplicados, atrasos nos cronogramas, dentre outros.
Esse tipo de ocorrência compromete a transparência dos governos e a regularidade da gestão. Novamente: daí a importância da prestação de contas.
E, para que uma prestação de contas seja bem realizada, é preciso uma boa elaboração de orçamento e planejamento e controle de execução de cada serviço, de acompanhamento correto do cronograma, etc.
Por isso, resolvemos criar este artigo para abordar o tema, além de destacar como a tecnologia tem ajudado os orçamentos e planejamentos de obras, inclusive, facilitando a prestação de contas.
Confira!
Qualquer gestor público, seja da esfera municipal, estadual ou federal, é responsável pela prestação de contas do uso dos recursos recebidos. Isso deve ser feito ao concedente, ou seja, a quem efetuou a transferência dos recursos.
Prestar contas significa relatar os resultados atingidos, de acordo com o planejamento e orçamento.
Caso algo saia desse controle, os órgãos beneficiados com os recursos podem ser penalizados, segundo a norma legal.
Sendo assim, fazer os apontamentos corretos é uma forma da gestão mostrar à sociedade o seu comprometimento e garantir novos recursos futuramente.
Para reforçar a importância da prestação de contas, uma curiosidade: a exigência da prestação de contas é mais antiga que a Carta Magna de 1988. Esse processo é fundamental quando se trata de prestar contas do uso do dinheiro público.
O processo de prestação de contas vem mudando nos últimos anos com o apoio de tecnologias que facilitaram esse processo. Tais mudanças aprimoram os processos de obras e os tornam cada vez mais integrados, eficientes, ágeis e transparentes.
O 90 Compor Orçamento e Planejamento de Obras é um exemplo de tecnologia que tem transformado os processos relacionados a obras.
Esse é o próximo tópico que vamos abordar.
Obras governamentais passam por etapas detalhadas desde o seu início, da desapropriação, elaboração de projetos, orçamento, licitação até a execução da obra.
É um caminho longo e complexo, mas que pode ser facilitado por meio de tecnologias desenvolvidas exclusivamente para este segmento.
Com o software 90 Compor, por exemplo, é possível ter total controle do orçamento e planejamento da obra. Essa tecnologia ajuda na gestão dos contratos de obras e nas prestações de contas ao longo do projeto.
O software foi planejado para lidar com grande quantidade de volume de dados e para produzir relatórios e orçamentos com qualidade e eficiência.
Entre suas principais vantagens estão:
O cálculo é feito de forma inteligente e prática. As planilhas disponíveis no software são intuitivas e editáveis, com vantagens em relação ao excel:
Reajuste de preços e ajuste do preço final calculados de forma rápida;
Agilidade na elaboração do orçamento por meio de planilhas já disponíveis e editáveis;
Possibilidade de importação de planilhas do Excel, otimizando tempo;
Mais segurança nos cálculos, sem chance de erros.
Alguns desses fatores, inclusive, ajudam a reduzir custos da obra. Com mais controle sobre os processos e informações mais ágeis, é possível perceber os materiais e serviços com preços mais acessíveis.
O 90 Compor integra orçamento ao planejamento e, dessa forma, é possível ter informações completas da obra.
Além disso, qualquer informação quantitativa alterada faz com que o sistema recalcule de forma automática. Ou seja, o orçamento está sempre atualizado e, para isso, não precisa de nenhum cálculo manual.
A organização é outro ponto forte do software. Por meio de cronogramas físicos, se pode calcular os insumos necessários por determinados períodos, facilitando o controle de compras.
Demanda de mão de obra e equipamentos necessários em cada etapa são facilmente planejados, com base nas horas trabalhadas — e analisadas a partir de relatórios.
Importante salientar que todos os registros e informações armazenados no 90 Compor diminuem significativamente a burocracia da prestação de contas.
Com informações centralizadas, torna- se menos complexa a função de juntar informações para prestar contas do andamento do cronograma, dos recursos gastos etc.
Um dos grandes diferenciais do 90 Compor Orçamento e Planejamento de Obras é a integração com a tecnologia BIM (Modelagem de Informações para Construção).
De forma resumida, o BIM é uma ferramenta de dados que reúne todos os profissionais envolvidos em uma obra. O objetivo é que todos cooperem com a troca de informações.
Dessa forma, as atualizações de projeto ganham mais agilidade e melhor controle de custos.
Como diversos profissionais atuavam de forma separada, o controle do projeto era mais lento. A ideia é justamente centralizar todas essas informações “em uma mesma caixa”, com todos acompanhando e trabalhando juntos.
Vale ressaltar que o BIM deve ser utilizado obrigatoriamente por grandes obras e projetos até 2024. Por isso, o sistema da 90TI já deu um passo à frente e disponibilizou essa integração.
Mas não pense que a ferramenta será obrigatória somente para grandes obras. Projetos de média relevância — com critérios ainda pendentes de criação para determinar esse nível — também serão obrigados a adotá-la. O prazo para que isso aconteça é até 2028.
Quer saber mais? Automatize os seus processos burocráticos com o 90 Compor Orçamento e Planejamento de Obras!