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Gerenciamento pós-obra: como um ERP pode agilizar a entrega de um projeto

17 de maio, 202310 min
Gerenciamento pós-obra: como um ERP pode agilizar a entrega de um projeto

A gestão pós-obra é tão importante para as empresas quanto o andamento da construção. Um ERP (Enterprise Resource Planning), é um sistema de gestão integrado criado com objetivo de automatizar o trabalho de gerenciamento. Suas principais funções incluem cuidar das finanças, contabilidade, compras, vendas, estoque, produção, recursos humanos, entre outras.

O ERP fornece informações de todas as áreas da empresa em tempo real, ajudando a tomar decisões importantes, controlar demandas, reduzir custos, reduzir desperdícios e aumentar a eficiência.

Para se aprofundar nesse conceito e entender como ele pode agilizar a entrega de um projeto, é necessário saber o que significa e as ações por trás de um gerenciamento.

De modo geral, o gerenciamento é a prática de organizar, planejar e executar atividades que facilitem o processo de trabalho. São atividades que abrangem todas as áreas de uma empresa e essa gestão pode ser feita de forma manual ou mecânica – uso de software – para auxiliar a demanda.

O que é o pós-obra?

O pós-obra se refere a toda e qualquer atividade realizada depois da conclusão da construção ou reforma de um edifício ou obra. É uma etapa determinante para garantir que todas as instalações, acabamentos e demais elementos da construção estejam em seu total funcionamento, e, assim, atenda às necessidades do cliente e supere suas expectativas.

É no período do pós-obra, por exemplo, que é realizada a vistoria - visita técnica para avaliar, investigar e identificar qualquer problema ou defeito que possa ter ficado para trás e que precisam de correção, como: vazamento, problemas elétricos, acabamento de pintura, risco no piso, entre outros.

É também nesta etapa que são feitos serviços como limpeza, instalação de móveis planejados, instalação das cortinas, retirada de entulho, entre outras atividades que consistem em entregar o ambiente para o cliente locar ou comprar. 

Por que o pós-obra é importante?

O pós-obra é importante porque é o fechamento do projeto. É neste momento que se garante a qualidade e segurança da obra, e, por fim, a satisfação do cliente. Em outras palavras, é no processo do pós-obra que ocorre o “controle de qualidade”.

São identificados todos e quaisquer problemas possíveis que possam acontecer; é uma vistoria minuciosa para localizar algo que passou, qualquer defeito ou imperfeição, até situações mais graves que possam prejudicar o cliente. Episódios com sistema elétrico, sistema hidráulico, sistema de gás e mais.

A questão estética também deve ser tratada como pós-obra, afinal, como já mencionado por aqui, o pós-obra é importante para garantir a satisfação do cliente. Detalhes de arborização, móveis, designer, conforto e visualização agradável de um planejamento de posição dos objetos, quadros e pinturas.

É no pós-obra que você impressiona o cliente pela eficiência do imóvel e pela qualidade do acabamento e da funcionalidade. Assim garante indicações e recomendações pelo trabalho, bem como a sua fidelização.

Dicas para ajudar sua construtora no pós-obra

O pós-obras é diretamente impactado pelos seguintes aspectos: serviço e suporte pós-venda, canais de contato, adotar a pesquisa de satisfação e usar tecnologia na gestão. 

Confira, agora, porque esses aspectos podem influenciar positivamente no seu pós-obra.

1. Oferecer um serviço de pós-venda

O serviço de pós-obra garante a permanência de um cliente além de deixá-lo satisfeito e feliz com um excelente atendimento, dedicação e atenção. Nesta estratégia, sua equipe dá assistência e presta suporte para os compradores, mesmo após a conclusão da obra.

Você pode contemplar serviços de manutenção, reparos, orientações, instalações e uso de tecnologias que o ambiente suporta, como lareiras, geladeira otimizadas, luzes por comando de voz, sensores de movimento, entre outros fatores tecnológicos.

Por falar em tecnologia, veja o link que explica um pouco mais sobre como o avanço tecnológico está revolucionando o gerenciamento de obras.

2. Tenha canais de contato

Para que o pós-venda funcione, é preciso se atentar ao básico, como garantir que sua empresa tenha canais de contato assertivos. Afinal, você precisará manter contato com o cliente. 

Ter canais de contato ajuda a criar uma relação de confiança, pois é uma garantia de que sua empresa dará suporte a ele, mesmo quando o imóvel já tiver sido entregue.

Você pode explorar as diferentes opções disponíveis, como e-mail, WhatsApp ou redes sociais. O importante é se fazer presente!

3. Faça pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma ótima estratégia para detectar pontos fortes e pontos que precisam melhorar em sua construtora. Saiba usar as informações obtidas por meio da pesquisa de satisfação para otimizar e melhorar os serviços tornando-os mais eficientes. Lembre-se: toda crítica construtiva é bem-vinda.

4. Uso da tecnologia

Buscar meios para otimizar a gestão da obra é outra prática que você precisa adotar na sua empresa a fim de garantir eficácia no seu pós-obra. O uso de novas tecnologias, como o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) pode, por exemplo, auxiliar nas operações de gerenciamento da sua construtora. 

Dentre as diferentes possibilidades que essa tecnologia possibilita, é controlar em tempo real os orçamentos, cronogramas, recursos, mão de obras, compras de materiais da empresa. Assim, você consegue ter uma visão clara dos gastos e recebimentos da empresa.

Além do mais, o software também permite gerir práticas  do setor de recursos humanos, na parte de recrutamento, gerenciamento de profissionais e planejamento de capacitação.

Ou seja, o ERP é um sistema completo para garantir que a construtora consiga concluir projetos e prospectar clientes com o uso tecnológico. 

Conclusão

Um software integrado, como é o caso do 90 Compor ERP, facilita o andamento de diversos setores dentro da sua empresa, automatiza processos e traz um diferencial em todas as áreas.

Por meio dele, as informações são armazenadas dentro de um único banco de dados permitindo que o andamento do trabalho flua de forma mais eficiente e organizada.

Além disso, o sistema conta com uma forma de personalização que pode ser modificada de acordo com a necessidade e ramo específico da construtora.

É uma solução ideal para a empresa que precisa diminuir o tempo com gestão e investir este recurso em estratégias que de fato irão impactar no desenvolvimento da construtora.

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