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12/01/2017

Orçamento da construção: como gerir o Previsto vs. Realizado?

É muito comum ouvir a seguinte pergunta: “quanto vai custar a obra?”. O cálculo do orçamento de uma obra depende da experiência, confiabilidade, eficiência, rapidez e precisão do profissional ou escritório contratado. Para responder a essa dúvida, um orçamentista, engenheiro ou até mesmo arquiteto precisam analisar com cautela o orçamento da construção.

Nem sempre tudo o que foi previsto será o executado. Mas gerenciar esse emaranhado de números e fórmulas significa, justamente, administrar o cronograma de maneira flexível, mantendo a comunicação com o canteiro de obras, os fornecedores e os clientes.

Quer descobrir quais são as maneiras eficazes de elaborar essa tarefa de forma organizada, prática e segura? Deseja cumprir os prazos e manter a credibilidade da sua empresa? Abaixo, identifique caminhos seguros e práticos para realizar a gestão do previsto vs. realizado do orçamento de uma obra!

Preze por uma comunicação integrada

Manter as áreas da sua empresa informadas é um ponto-chave para o sucesso de qualquer trabalho. Na construção civil, não é diferente!

Avaliar a saúde financeira da empresa é uma atividade demorada, pois cada obra possui um planejamento individual. Mas sabemos que a falta de tempo no dia a dia pode prejudicar o acompanhamento das informações. Além disso, muitos dados estão espalhados por planilhas e nem sempre o fluxo de caixa está atualizado, sem falar da comunicação interna que se atropela.

Vincule as informações de fluxo de caixa com as das obras

Gerenciar uma obra significa administrar o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais que têm formações e práticas diversas. A comunicação entre o escritório e o canteiro de obras deve acontecer sistematicamente para que o acompanhamento de todo o trabalho seja medido sem perder tempo e dinheiro. Para isso, é de suma importância que os relatórios gerados sejam compartilhados com os departamentos e pessoas específicas, para que as decisões estratégicas sejam tomadas, principalmente quando o assunto é orçamento.

Encontre uma solução que vincule as informações de fluxo de caixa com o que é realizado nas obras. Dispor de visões gerenciais que mostram o fluxo de caixa X a evolução física da obra faz toda a diferença no momento de analisar a situação financeira de um empreendimento.

Faça um planejamento estratégico

Imprevistos sempre acontecem, ainda mais na área da construção civil, em que as construtoras e incorporadoras dependem, muitas vezes, de mão-de-obra terceirizada e, principalmente, de fornecedores para ter insumos e maquinário de qualidade. É aí que entra o planejamento estratégico.

Projetos detalhados e bem compatibilizados é uma necessidade para um bom gerenciamento. Afinal, elaborar um bom cronograma de obras evitará erros desnecessários. Quem assume essa função deve dominar custos, contratos, prazos, ser organizado e um bom gestor de pessoas.

Na hora de preparar esse planejamento, é preciso dar atenção especial a tudo o que pode impactar significativamente no cronograma, desde feriados e férias de profissionais até o tempo necessário para as tomadas de decisão junto ao cliente. O planejamento deve, ainda, considerar todos os riscos existentes, como atrasos, falta de material e chuvas.

Organize uma planilha de orçamento de obras

A gestão de um orçamento de construção passa pela planilha de obras. Para evitar erros, separamos 7 itens essenciais para sua análise:

  1. Atribuir uma composição de preços para cada serviço levantado do projeto;
  2. Levantar os custos indiretos e acessórios;
  3. Inserir os impostos e definir o lucro desejado;
  4. Encontrar o preço de venda;
  5. Calcular o BDI;
  6. Aplicar o BDI linearmente em toda a planilha;
  7. Realizar o fechamento da planilha com o preço de venda.

Um controle eficaz é o maior aliado das equipes que atuam no canteiro de obras, porque podem garantir um rigoroso olhar sobre todos os fatores que aceleram ou atrasam o ritmo dos empreendimentos. É também o amigo número um de quem deseja estabelecer prazos realistas e, principalmente, cumpri-los.

Invista em um software de gestão de obras

Implementar um sistema de gestão integrado ajudará a ter uma visão completa do caixa da construtora ou incorporadora. É uma forma de saber onde estão os gastos e receitas, fazendo com que seja possível planejar melhor para reduzir custos e aumentar a lucratividade.

Encontrar um software que trabalhe com integração total das informações pode ser um diferencial. Entre as principais vantagens de ter um software para orçamento, planejamento e acompanhamento da execução da obra, estão:

  • saber exatamente quanto a obra custará;
  • ter recursos para otimizar o orçamento;
  • importar dados de planilhas para um sistema digitalizado;
  • gerar relatórios específicos;
  • planejar estrategicamente o custo da obra (pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal);
  • prever gastos com insumos;
  • monitorar a obra;
  • comparar o previsto com o realizado.

Realize uma análise de risco

No anseio de fechar um projeto com o cliente, muitas vezes, vemos que os contratos são negociados sem considerar o tempo de execução da obra. Assim, o empreiteiro esquece de calcular o impacto que poderá sofrer se a obra atrasar (ora por sua responsabilidade, ora por responsabilidade de seu cliente). Punições ou aditivos contratuais são boas formas de nenhum dos lados sofrer prejuízo financeiro.

Outro ponto importante é que você precisa considerar a inadimplência de prestadores de serviços e fornecedores. Em sua análise financeira, identifique cada passo para que o fluxo de caixa não fique defasado. Essas previsões podem auxiliar em uma possível gestão de crise.

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