A Construção Civil é um dos principais motores da economia, com capacidade para empregar milhões de trabalhadores em todo o Brasil. Em outubro de 2019, por exemplo, ocorreram 128.527 admissões na Construção Civil, conforme dados do Ministério do Trabalho.
O mercado da Engenharia Civil é amplo em tamanho e diversidade. Para saber se você quer trabalhar nessa área é interessante conhecer as tendências do mercado e se preparar para o futuro.
O mercado da Engenharia já sofre os impactos das mudanças tecnológicas. Além disso, a sustentabilidade se tornou um tema central, tanto em relação aos empreendimentos prontos como ao uso de materiais e métodos de obra.
Se você é estudante e tem o interesse de ser Engenheiro Civil, tenha em mente que é preciso se preparar e se especializar. Para se sobressair em meio a tantos profissionais que também estão buscando um espaço no mercado, não basta apenas ser fera nos cálculos e equações.
É preciso conhecer os diferenciais mais buscados pelas empresas, desenvolver as competências necessárias e investir em uma formação superior que o prepare para encarar os desafios do mercado de trabalho.
A escolha de uma boa faculdade que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), o foco e a dedicação nos estudos durante o curso e uma posterior pós-graduação, com especialização de qualidade em uma das muitas áreas de atuação, são passos fundamentais para conquistar o sucesso na profissão.
Yndira Hanah Rodrigues, estudante de engenharia civil, tem a oportunidade de trabalhar com o que realmente gosta. Ela explica que ingressou na faculdade por aptidão.
O diploma não garante emprego, o que garante é a atualização constante com novos cursos, softwares e processos. Yndira diz que se destacou por usar sempre uma “mochila carregada com conhecimento atualizados”.
Além disso, ela dá algumas dicas para os colegas que querem se sobressair: escolher a faculdade certa, buscar se aprofundar na área, desenvolver boas habilidades profissionais, ter experiência prática, fazer uma especialização, participar de eventos relevantes, ampliar sua rede de contatos e manter-se bem informado.
Dentre as engenharias, a Civil é um das que possui mais áreas de atuação. Engenheiros civis podem trabalhar nos meios mais tradicionais, como a elaboração de projetos de construção e/ou reforma e calcular dimensões e materiais.
Paralelamente, também podem prestar consultoria para setores públicos, desenhar e criar fluxos de saneamento básico, podendo ainda serem absorvidos pelos setores industrial, de produção de energia, mineração, agronegócio etc.
Aqui no Brasil a Engenharia Civil, após um crescimento acelerado, viu seu ritmo diminuído nos últimos anos, tornando-se um mercado cada vez mais disputado e competitivo. Porém, é importante se ter em mente que depois de algumas crises no mercado a tendência é de crescimento e boas oportunidades na carreira.
Por isso, este é o momento certo para se qualificar e estar preparado para o futuro. Gostou? Confira outros conteúdos como este no nosso blog. Até a próxima!