90 T.I | Inovação que facilita!
11/01/2018

6 dicas sobre Administração de Empresas de engenharia

A administração de empresas de engenharia, hoje em dia, é um grande desafio no cenário nacional. Afinal de contas, temos ainda os ecos de uma crise política e econômica reverberando em todos os setores produtivos do país. E, como complemento, vivemos uma época em que é mais fácil empreender, mas ainda mais desafiador se sustentar no mercado.

Para se ter uma ideia dessa gangorra emocional que vivem aqueles que batalham com a administração de empresas de engenharia: estudo disponibilizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon/SP) aponta que, em 2016, quase 515 mil postos de trabalho no setor foram fechados.

Acontece que, para evitar esse quadro pouco promissor para o desenvolvimento mercadológico, algo pode ser feito. E, neste post, nós reunimos 6 dicas sobre Administração de Empresas de engenharia que vão ajudar a blindar o seu negócio contra grande parte dos imprevistos. Acompanhe!

1. Tenha todos os custos e recebimentos sob controle

É inegável que os erros administrativos — seja por falta de experiência ou conhecimento — são grandes responsáveis pelos problemas acumulados na gestão de uma empresa. Evitar tais deslizes, no entanto, é uma questão de disciplina, prática e organização.

Para começar, faça um diagnóstico de sua empresa e descubra como ela funciona: quais são os seus recebimentos (a origem das receitas) e todos os custos necessários para a sua produção e manutenção. Isso ajuda a dar clareza às definições de metas e objetivos. Afinal, não há segredo na lógica de que, para prosperar, uma empresa deve receber mais do que investir.

2. Equilibre as contas a pagar e a receber

Da mesma maneira que você deve saber a origem e destino dos recursos, você deve saber também quando eles vêm e vão. Trata-se do equilíbrio das contas a pagar e a receber. Por exemplo: existem receitas que chegam parceladas — além de existir a necessidade de uma reserva para eventuais inadimplências. Com isso, você deve se planejar antecipadamente.

Conhecer, em detalhes, todos os aspectos da saúde financeira do seu negócio é um dos grandes desafios na administração de empresas de engenharia. No entanto, o trabalho bem realizado é também um dos mais promissores para o desenvolvimento de sua marca.

3. Use e abuse da tecnologia

Na administração de empresas de engenharia, e em qualquer outro setor produtivo, a tecnologia é fundamental. Não vivemos sem ela, atualmente, e já está mais que evidente o quanto somos impactados com o auxílio dela.

Para promover melhorias na administração de empresas de engenharia, portanto, é fundamental encontrar um sistema que ajuda a manter a produtividade em dia, bem como a organização de burocracias e também das contas da empresa.

Isso funciona com o uso de um software especializado no setor. Com um produto desses, a gestão de sua empresa ficará muito mais prática, conveniente e constantemente atualizada. Algo que se traduz também em um controle eficaz do seu negócio.

Identifique a melhor solução tecnológica para a sua empresa e que integre as informações. Assim, você tem todo o DNA de sua empresa compactado em um software que todos podem usar e tornar a comunicação empresarial mais fluída e eficiente.

4. Avalie o melhor fluxo de trabalho para as suas obras

Não pense que as mudanças se concentram apenas na teoria: a execução da obra ganha um reforço de peso quando todo o seu fluxo foi devidamente mapeado. Assim, fica fácil perceber eventuais gargalos produtivos e propor alternativas para solucioná-los antes que se tornem crônicos.

É importante ter a ciência de que as oscilações do mercado também devem ser previstas. Isso ajuda a tornar o futuro — em curto, médio e longo prazo — mais previsível. Consequentemente, o tempo de resposta é maior e ais assertivo para que o canteiro de obras nunca sofra com os fatores externos que prejudicam o desenvolvimento de sua empresa.

5. Realize uma análise de riscos

Como complemento ao que dissemos anteriormente, promova uma boa análise de riscos para o seu negócio. No que diz respeito à condução de projetos e planejamento interno, esse estudo será a base estrutural do seu negócio, para blindá-lo contra todo tipo de imprevistos.

Trata-se de uma maneira efetiva de gerar mais segurança no administrativo e também no ambiente produtivo de obras. Com todos os riscos esboçados e projetados em diferentes cenários, você e sua equipe sabem por onde se guiar diante de cada desdobramento — algo que vai tornar a administração de empresas de engenharia muito mais conveniente.

6. Tenha mais controle dos materiais

Parte intragável dos prejuízos em um canteiro de obras, os materiais são perdidos por falta de acomodações e uso negligente, entre outros fatores. Isso se contrai em consequências igualmente incômodas, como atrasos no cronograma e mais custos com a reposição deles.

Por isso, criar uma organização ímpar para armazenar os materiais é fundamental. Da mesma maneira que a construção de uma logística estratégica permite que a sua empresa funcione como o mecanismo de um relógio: pontual, com cada engrenagem funcionando no tempo certo. Isso facilita o dia a dia e a gestão de todas as camadas produtivas.

E trata-se de algo que também podemos avaliar como determinante na administração de empresas de engenharia: a qualidade do serviço prestado. Com todos os fatores anteriormente citados postos em prática, o seu negócio está imune à maioria dos problemas.

Assim, você e todos de sua equipe conseguem produzir com mais qualidade — seja no canteiro de obras ou no dia a dia administrativo. Uma empresa de construção civil se pauta pelo equilíbrio de ambos os setores de produção e, por isso, é importante ter toda a empresa mapeada para identificar o melhor caminho para um fluxo desobstruído e harmônico.

Com as nossas dicas, você terá muito mais controle para lidar com a administração de empresas de engenharia. Mas saiba que isso não é tudo: muitos outros detalhes compreendem a realidade de empresas do ramo — independentemente do seu porte. Por isso, convidamos você a curtir a nossa página no Facebook. Assim, você ficará por dentro, e em primeira mão, de todas as nossas dicas e novidades!

/noventati /@90tecnologia /90tecnologiadainformação