90 T.I | Inovação que facilita!
14/08/2017

Saiba como usar 6 novidades da construção civil

Em outro post, nós comentamos que existem diversas tecnologias na Construção Civil que merecem a nossa atenção. Como um complemento, elaboramos um novo artigo, mas agora visando aplicações cotidianas de algumas tendências do setor. Dessa maneira, você consegue aproximar a sua empresa da qualidade tão almejada no dia a dia, como agilidade, economia e produtividade.

Quais seriam as novidades da construção civil que podem fazer parte de sua realidade o quanto antes? Siga as 6 dicas que abordaremos ao longo deste artigo!

1. Uso de redes sociais na Construção Civil

Pode não ser uma novidade, mas as redes sociais são uma tendência que chegou para ficar e revolucionar a qualidade do serviço prestado pelas empresas. Afinal de contas, elas fazem parte de nossas vidas pessoal e profissional atualmente e as grandes marcas já se atentaram a isso.

Toda empresa relevante tem se preocupado em marcar forte presença digital naquelas que os seus consumidores mais utilizam. Por isso, é importante compreender o poderio dessas ferramentas tecnológicas e como explorar cada um de seus principais recursos on-line para se relacionar com o público-alvo de sua empresa.

Por que as redes sociais devem ser consideradas?

Além de abrir espaço para interagir com os seus clientes, diversificar os canais de comunicação e divulgação, elas também podem gerar soluções para o seu negócio de outras formas. Veja alguns exemplos:

  • Colocam o seu negócio na rede, ajudando a moldar a sua empresa de acordo com as grandes tendências tecnológicas e conferindo mais agilidade e dinamismo à companhia;
  • Ajudam a identificar o público-alvo de sua marca que, consequentemente, transforma-se em oportunidades de relacionamento e de negócios. Dessa forma, você aprenderá quais são os grandes problemas enfrentados pelo seu consumidor — e aprenderá a solucioná-los;
  • Permitem uma interação mais ágil, objetiva e prática, pois é o local para atender a solicitações, tirar dúvidas e solucionar qualquer tipo de problema que estiverem enfrentando;
  • Estruturam a sua empresa como autoridade em seu ramo de atuação, já que as suas postagens devem ser relevantes para os usuários que seguem as suas páginas. Assim, quanto mais relevante os conteúdos apresentados, mais eles se lembrarão de você.

É de suma importância que essa atualização de conteúdo seja feita com periodicidade e constância. Afinal de contas, é a velocidade das interações on-line que têm nos forçado a seguir para gerar vantagem competitiva.

No entanto, lembre-se: quantidade não é sinônimo de qualidade. Entenda os desafios e problemas do seu público e use esses canais para se mostrar atento a ele.

2. Comunicação e tecnologia móvel nos projetos

Como mencionado acima, o mundo está mais on-line e dinâmico por meio dessas interações. Não à toa costumamos dizer que uma das soluções da Construção Civil está na integração de sistemas para a rápida e eficaz análise de dados.

Quem passa grande parte do seu tempo no calor dos projetos, como o gerente de obras, esse tipo de funcionalidade à disposição é determinante para conferir todo o dinamismo necessário para resolver problemas e apontar soluções para todo tipo de situação. Dessa maneira, a sua empresa passa a ser mais flexível e móvel, não tendo que se ater apenas ao escritório para lidar com os desafios do dia a dia. Com o auxílio de um tablet ou mesmo smartphones equipados com aplicativos personalizados para as suas necessidades, é possível contar com a tecnologia móvel para:

  • Otimizar a comunicação interna e externa da empresa;
  • Permite um controle absoluto e atualizado em tempo real das obras e suas etapas do cronograma;
  • Facilita o registro, solução e atendimento das ocorrências;
  • Ajuda na compilação e análise das atividades do cronograma e, também confere atenção especial às máquinas e à sua mão de obra.

3. Contrapiso autonivelante

Sua aplicação já tem quase 10 anos, mas o Brasil ainda engatinha no uso do contrapiso autonivelante, cujo material utilizado em sua composição conta com ampla fluidez. Dessa maneira, é possível acelerar em até 50% a execução de um piso, além de reduzir a necessidade de material em estoque, garantindo economia de tempo e espaço.

4. Gestão sustentável de recursos hídricos

Pode ser que a economia de recursos limitados não seja, necessariamente, uma das grandes novidades da construção civil, mas está entre as mais importantes. Isso porque vivemos um momento em que a sustentabilidade se tornou uma necessidade e não uma prática consciente para poucos.

Para as empresas, isso pode se traduzir em um grande marco positivo para a gestão de sua marca. Por isso, é importante contar com um bom planejamento focado na redução do consumo de água no canteiro de obras.

Isso pode ser feito com o uso de válvulas para minimizar a pressão de água, além de restritores para conter a vazão nas torneiras ou métodos de captação da água. Economia nos recursos por meio da reutilização também são determinantes para colocar a sua empresa em um novo — e mais elevado — patamar.

5. Rastreamento de ferramentas

Com o uso de um inventário eletrônico e o sistema de rastreamento das ferramentas fica mais fácil manter o estoque sob controle e reduzir a perda e o extravio desses itens. Afinal, diante de tais ocorrências, a perda e o extravio de estoque prejudica o cronograma e impacta no orçamento final da obra.

6. Uso de drones versáteis

Já usado nos mais diversos setores mercadológicos, os drones desempenham um papel de protagonista nas obras, sendo uma das grandes novidades da Construção Civil. Com os drones, a sua empresa oferece uma nova perspectiva para aumentar a qualidade do serviço prestado — e em tempo real! O uso de drones possibilita:

  • Monitorar o canteiro de obras;
  • Fazer um mapeamento em 3D;
  • Avaliar terrenos e as condições do canteiro.

Está inspirado para usar algumas dessas novidades na Construção Civil? Já aplica esse tipo de tecnologia em seu canteiro de obras? Comente abaixo como tem sido a sua experiência até aqui!

Deseja usufruir de outras dicas e tendências do setor que podem trazer mais vantagem competitiva à sua empresa? Basta curtir a nossa página no Facebook para ficar sabendo, em primeira mão, das grandes novidades na Construção Civil!

/noventati /@90tecnologia /90tecnologiadainformação