Como realizar a gestão de obras com ERP?
Gerenciar um canteiro de obra na construção civil não é tarefa das mais fáceis. Afinal de contas, são diversas as situações desfavoráveis que podem acontecer: desperdícios, problemas com mão de obra e falha de equipamentos — isso só para citar alguns fatores. Todos eles levam à perda da lucratividade!
Todos estes fatores estão ligados a processos operacionais complexos e dependem da eficiência de vários departamentos diferentes. Para que a obra seja eficiente e lucrativa é importante que a gestão disponha de um bom planejamento, consiga acompanhar os resultados e tenha uma boa interação entre os setores.
Olhando assim parece até uma missão impossível de se concretizar, mas você verá que não: desde que você utilize o recurso certo!
A receita de sucesso a que muitas empresas da construção civil têm recorrido é a utilização de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja, software de gestão empresarial. Essa solução possui módulos integrados que abrangem de maneira completa e eficiente o fluxo de informações da empresa.
E quando o sistema for especializado em gestão de obras os recursos ele atenderá melhor ainda à sua necessidade!
Otimize processos e integre departamentos com ERP
O software ERP possui módulos bem completos, com os recursos necessários para a gestão de vários segmentos corporativos. Dessa maneira, ele consegue integrar os departamentos e processos. Um bom ERP consegue também:
Auxiliar no momento do planejamento da obra
Ajudar no acompanhamento de resultados
Permitir a gestão eficiente de toda a mão de obra, esteja ela no canteiro de obras ou no escritório do administrativo
Controlar cronogramas e prazos
Fazer orçamentos e previsão de compras
Requisitar materiais e outros recursos
Controlar o estoque e previsão de suprimentos
Realizar todos os processos financeiros necessários: fluxo de caixa, emissão de notas e etc
“Na prática, significa o quê?”
Olhando essas funcionalidades, é natural que você pergunte: como isso tudo vai me ajudar na prática? A resposta é simples: uma solução dessa ajuda a disponibilizar para a empresa informações integradas de qualquer área de negócio.
Os dados são repassados de um setor para outro sem interrupções, sem demora e num fluxo contínuo. Outra facilidade é a geração de relatórios, pois o ERP otimiza a captação de informações e facilita a elaboração deles.
Dessa forma, os colaboradores passam a receber um feedback bem mais rápido. Por sua vez, os gestores e diretores ficam cientes e podem utilizá-los para definição de estratégias para a tomada de decisão mais inteligente e segura.
Outra vantagem é que o gestor passa a saber onde se encontram as dificuldades, os gargalos, os desperdícios, os sabotadores de produtividade e de lucratividade.
Fica muito mais prático adotar estratégias que redirecionem os processos para fazer a obra fluir bem. Com processos mais ágeis e departamentos integrados, toda a gestão das obras é facilitada. Assim, é possível acompanhar mais de perto o andamento das tarefas que foram distribuídas.
Dessa maneira, os gestores têm um feedback mais fiel sobre como os seus funcionários estão executando as atividades e como eles estão cumprindo com o cronograma estabelecido.
Redução de custos é outra vantagem
Algumas empresas ficam inseguras em fazer o investimento no software ERP sem a certeza de que valerá a pena. De acordo com o professor e engenheiro Vahan Agopyan, um dos idealizadores da pesquisa “Desperdício de Materiais nos Canteiros de Obras”, da USP, investir em mecanismos como esse é altamente compensador.
“Teoricamente, o investimento inicial em gestão dos processos é um pouco elevado, mas se reverte na otimização da produção e com certeza na redução dos desperdícios e custos. […] é preciso olhar a obra como um todo, buscando o melhor gerenciamento dos recursos”, aconselha.
Ao contrário das aparências, como confirma Vahan, o investimento em sistemas ERP possui alto ROI (Return on Investiment), o que justifica os dados obtidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que mostram que 80% das empresas da indústria da construção civil pretendem investir em novas tecnologias nos próximos cinco anos.
Alguns resultados garantidos com a adoção dessa solução são:
Gerenciamento adequado de seus recursos, dados e procedimentos
Integração de informações financeiras para acompanhar todo o desempenho das obras
Visão de gastos desnecessários para corte de custos
Redução do prazo de entrega com o aumento da produtividade
Otimização da mão obra devido a melhoria do fluxo operacional
Redução de estoques e capital de giro com controle integrado a vendas, produção e compras
Aumentos de receitas e/ou lucros
Viu quantos ganhos você pode trazer ao seu canteiro de obras?
Continue ligado aqui no Blog 90t.i para saber como a tecnologia pode ser sua aliada para reduzir perdas e aumentar o lucro na construção civil.