90 T.I | Inovação que facilita!
09/03/2017

Software ERP: Descubra porque ele é o seu melhor aliado na obra

É de se imaginar que, com tantas vantagens e facilidades propostas em nosso dia a dia, a tecnologia também seria introduzida na construção civil, visando agilizar as obras, reduzir custos e otimizar as etapas de produção. Qualidades essas que têm sido promovidas com o uso de um software ERP no setor, pois a integração de dados e a automação de processos, entre outros fatores, fazem com que todo o planejamento estratégico de uma obra seja mais harmônico, rápido e produtivo.

Vamos conferir outras vantagens do uso de um software ERP na obra, bem como as possibilidades que ele pode trazer aos seus próximos projetos? Continue a leitura!

Comece aprendendo: o que é um ERP?

Sigla para Enterprise Resource Planning, o ERP tem sido considerado no uso de diversos setores do mercado, por conta de sua facilidade em gerir diferentes processos do dia a dia. Com um software ERP, gestores têm descoberto como administrar facilmente os custos de uma operação, além de contar com um eficiente banco de dados, que integra informações e torna todo o planejamento mais prático – além de evitar a duplicidade de informações.

Indispensável dizer que, na realidade de um projeto de construção civil, o ERP é um grande aliado na gestão administrativa de uma obra, podendo antever os cenários de uma produção, reduzir os desperdícios e otimizar o cronograma da obra. Isso porque o software ERP permite:

  • A criação de perfis de usuários, empresas, vendedores e clientes (concentrando toda a informação do seu negócio);
  • A geração de orçamentos;
  • As análises de faturamento e do fluxo de caixa;
  • O controle do estoque e da produção.

Como deve ter dado para perceber, o ERP tem tudo para se tornar uma importante adição à qualidade produtiva de sua empresa. Ainda mais quando o comparamos com outra tecnologia que tem se popularizado no setor: o CRM.

Quais as diferenças entre ERP e CRM?

Com tantas tecnologias ao dispor de empreendedores, atualmente, é de se imaginar que uma ou outra seja mais adequada para facilitar a sua rotina. No que diz respeito às soluções propostas por um software ERP, muito se tem falado do CRM como principal concorrente.

No entanto, o uso de uma tecnologia não exclui a implantação da outra, principalmente porque o direcionamento de cada uma pode ser focado em estratégias distintas. O software ERP, por exemplo, oferece versatilidade, precisão e agilidade na gestão do seu negócio, como o controle financeiro, fiscal e a integração de informações. Sem falar que:

  • Permite trabalhar com dados de maneira otimizado, visando a redução de custos com erros no cronograma de obras, desperdícios e até mesmo com a mão de obra;
  • Aumenta a produtividade, por meio de um cálculo mais eficiente de todas as etapas de produção;
  • Facilita a gestão do seu estoque, permitindo trabalhar em curto, médio e longo prazo;
  • Reduz a dependência de contadores, pois agiliza e facilita a gestão tributária.

Enquanto isso, o CRM, que vem do inglês Costumer Relationship Management (ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) é mais focado na gestão da sua base de clientes. Nele, encontram-se informações comerciais do seu negócio, permitindo o alinhamento com estratégias mais focadas no aumento de vendas, personalização de ações com o seu público-alvo e gerenciamento de metas. Isso, eventualmente, pode se traduzir em vantagens mais dedicadas em:

  • Otimização nos treinamentos e capacitações da sua força de vendas;
  • Redução nos gastos com impressões, já que o sistema permite diversas interações on-line;
  • Ampliação dos índices de vendas, garantindo mais possibilidades de estratégias e objetivos.

Portanto, ambos são importantes para a condução do seu empreendimento. Ainda que o software ERP seja uma das principais maneiras para colocar a realidade das suas obras em alinhamento com os seus objetivos.

Por dentro da sua solução: quais são os tipos de ERP?

Como vimos, para aplicar boas práticas no gerenciamento de obras, o software ERP pode ser considerado o diferencial para o seu negócio. Entretanto, vale se inteirar a fundo dentro dessa solução, a fim de compreender qual pode atender às suas necessidades de maneira efetiva e personalizada. Para isso, só mesmo compreendendo se a tecnologia pode integrar a sua rotina:

Redução de perdas

Como dissemos, confira se a sua solução ERP compila, organiza e apresenta dados referentes à condução de cada obra. Assim, é possível otimizar ainda mais cada o projeto, para que o cronograma seja cumprido (ou até mesmo antecipado) e sem margens para desperdícios e retrabalhos.

Aumento de produtividade

O seu setor produtivo tem deixado a desejar? Descubra se o seu software ERP pode tornar os seus dados mais estratégicos, descortinando cenários que permitem um cálculo mais efetivo de sua capacidade produtiva, bem como um controle mais eficaz da produção diária.

Gestão mais eficiente

Seja do seu estoque ou fluxo de caixa (por meio da integração dos dados de cada área de sua empresa), o ERP pode colocar os números do seu negócio na tela do seu computador ou dispositivo portátil. Com isso, todas as suas estratégias fluem com mais harmonia, além do fato de expor dados fidedignos, sem o risco de informações equivocadas.

Segurança nas informações

Indiscutivelmente, trabalhar com a tecnologia enraizada no DNA de sua empresa significa, também, inserir a sua propriedade intelectual no universo virtual. Dessa maneira, torna-se fundamental que uma solução ERP opere com a máxima eficiência em segurança digital.

Algo proporcionado pela cloud computing, que é tão eficaz para evitar o extravio de informações quanto o de ataques cibernéticos. Além do controle de acesso, que também garante mais segurança aos seus dados internamente.

Com todas as vantagens que vimos por aqui, deu para entender um pouco mais a respeito das vantagens de um software ERP e do que ele pode fazer, especificamente, para o desenvolvimento do seu negócio? Quer se aprofundar um pouco mais no assunto e ficar sempre por dentro de outras novidades que aliem tecnologia e produtividade aos seus canteiros de obras? Curta a nossa página no Facebook!

Dessa maneira, você terá em primeira mão as grandes novidades do setor e as melhores soluções personalizadas para o seu empreendimento!

/noventati /@90tecnologia /90tecnologiadainformação