90 T.I | Inovação que facilita!
11/04/2018

Saiba as vantagens de utilizar o MS Project na construção civil

Mesmo neste início de século 21 é seguro dizer que a tecnologia rege boa parte de nossa sociedade. Inclusive, aquela parte mais focada em produtividade, agilidade e qualidade nos serviços prestados. E em um setor tão impactante quanto o de engenharia e construção civil, o MS Project tem se destacado como um programa diferenciado.

Isso porque o software da Microsoft tem se consolidado como uma solução completa para garantir mais confiabilidade, precisão e o mínimo possível de desperdícios no canteiro de obras. Para tanto, é fundamental conhecer em detalhes o programar e os seus recursos.

E é este o grande objetivo deste post: acompanhe-nos nesta breve leitura e descubra quais são as vantagens de utilizar o MS Project na construção civil!

O que é o MS Project?

O MS Project é um dos programas mais renomados para quem busca um auxílio pontual no gerenciamento de projetos. E isso vale para boa parte dos setores produtivos da indústria e do comércio — inclusive, no de engenharia e construção civil.

Nesse contexto, o Microsoft Project adquiriu a sua aura de importância na condução de novos projetos e na manutenção daqueles já em andamento. E sabe por quê? Porque o software é pautado em 3 pilares muito bem estruturados:

  • Prazo: você pode acompanhar o prazo pré-estipulado de cada tarefa em andamento e o total do projeto. Assim, fica mais fácil gerenciar a execução de obras;
  • Recursos: com base nos relatórios gerados pelo próprio MS Project você consegue avaliar o andamento dos projetos, o quanto o andamento está de acordo com o orçamento e quais decisões tomar com mais assertividade para manter a obra harmônica e produtiva;
  • Custos: ajuda na administração das finanças — fixas ou variáveis.

Como funciona esse tipo de solução?

Com base nos pilares acima é possível perceber que o MC Project é tão útil no planejamento quanto na gestão de um projeto. Sem falar na integração de informações que permitem a tomada de decisão mais otimizada para o projeto.

Só que ele não faz isso por conta própria: o gestor do projeto deve saber analisar os dados de cada relatório emitido e conhecer a fundo o seu próprio projeto. Com isso, os números apontados na tela surpreendem pouco e conduzem o profissional às decisões certas. Sem falar em outras funções existentes no software, como a realização de estimativas a respeito da execução de uma tarefa ou a criação de relatórios específicos para auxiliar o gestor em cada ação de sua equipe.

Quais são as vantagens em usar a tecnologia?

Ao utilizar o MS Project em empresas de engenharia e na construção civil, o gestor do projeto pode se deparar com muitas vantagens. Entre elas:

Caminho crítico

O caminho crítico é mais conhecido como uma sequência de atividades cujo atraso pode culminar em um efeito dominó de atrasos no cronograma. E, como se sabe, isso também se converte em desperdícios e prejuízos para a empresa. Com o MS Project, o gestor já sabe com antecedência quais são esses caminhos críticos.

Como resultado disso, ele pode ficar de olho nos prazos e no andamento da tarefa para evitar que o atraso se concretize, minimizando os riscos, portanto. Ou seja: são os dados cadastrados no sistema, a respeito do projeto, que abrem as previsões para o gestor. Um aliado de peso para garantir total conformidade com o cronograma e o orçamento da obra.

Vínculos entre tarefas

Um grande trunfo do MS Project é o vínculo que ele cria entre as tarefas. Assim, o gestor tem um controle muito mais detalhado de sua obra e como elas se interligam. Um exemplo: digamos que após a etapa de planejamento outras 4 tarefas principais se iniciem. Só que o MS Project faz com que elas se interliguem, ajustando o cronograma para que todas as alterações já impactem as tarefas subsequentes. Ótima solução para não se perder mais no cronograma.

Vantagem competitiva

Inovação e tecnologia andam de mãos dadas. E, nesse contexto digital que vivemos é importante uni-las e colocá-las em prática no dia a dia de sua empresa. Com o MS Project, você tem um importante software de gestão que, combinado às ideias inovadoras de sua equipe, tem tudo par ser um casamento duradouro.

Otimização dos projetos

Planejar e gerenciar por meio de planilhas personalizadas são atividades mais fáceis. O elemento estratégico entre elas — o gestor — pode se ocupar apenas de analisar os dados e ter uma tomada de decisão mais acertada, com base em números e projeções reais, e cada vez menos em apostas.

Controle de gastos

Já falamos a respeito disso, mas vale ressaltar o quanto um software de gestão contribui com a redução de desperdícios e para evitar os temíveis atrasos e prejuízos. Para isso, basta entender que os dados estão interligados e, com isso, os estoques, entradas e saídas são atualizados em tempo real. Dificilmente, dessa maneira, sua empresa será pega de surpresa com a falta de um tipo de material ou com desperdícios de produtos.

Prevenção e controle de riscos

Riscos tendem a ser as situações que fogem ao controle do gestor. E o MS Project minimiza esse cenário com base nos relatórios já citados. Essas projeções são como os olhos e ouvidos do projeto, continuamente atualizados para que o gestor esteja a par de tudo o que acontece no canteiro de obras — esteja ou não no local da construção.

Por que apostar em mais tecnologia na construção civil?

As vantagens acima mencionadas, a respeito do MS Project, dão um bom panorama dos motivos que deveriam fazer a sua empresa ser mais digital e, principalmente, contar com um bom software de gestão.

E se você vinha se perguntando quais outras tecnologias você deveria investir para gerar mais produtividade com menos custos e mais rapidez, nós podemos ter a resposta para você. Para isso, convidamos a ler também o nosso artigo sobre as novas tecnologias na construção civil!

/noventati /@90tecnologia /90tecnologiadainformação