90 T.I | Inovação que facilita!
07/07/2017

Por que é indispensável pensar no layout do canteiro de obras?

Manter um layout do canteiro de obras é um reflexo da organização e cuidado com o qual a gestão de sua empresa lida com os seus projetos. Afinal, não é de hoje que são alardeados os benefícios em pensar e executar o layout do canteiro de obras. Isso porque as consequências desse minucioso trabalho confere agilidade nas atividades de cada etapa da obra, minimiza os desperdícios e traz segurança à mão de obra dos seus projetos.

Portanto, a padronização é elementar para gerar um processo mais qualitativo nos projetos de sua empresa. Isso tudo esbarra, diretamente, na maneira com a qual a logística é pensada — tanto interna quanto externamente.

Por logística interna, estamos nos referindo a tudo sobre o arranjo físico do canteiro de obras e o transporte, armazenagem e manuseio dos materiais. Por sua vez, a logística externa é o alinhamento com fornecedores e parceiros com a programação da obra.

Como usar esse processo para aumentar a qualidade do serviço prestado em sua empresa? Continue a leitura e entenda a importância do layout no canteiro de obras!

Beneficiar o transporte de equipamentos

Como se sabe, um canteiro de obras é testemunha de diversas etapas. Daí a relevância em contar com um layout do canteiro de obras para ter, em cada uma delas, a perfeita combinação entre organização e produtividade.

Com o layout do canteiro de obras, as equipes conseguem se posicionar com agilidade a respeito de como ficará todo o ambiente de trabalho. No que tange os equipamentos necessários para isso, deve-se pensar o local estrategicamente para que maquinários pesados — como a grua — sejam transportados com agilidade e sem obstáculos. Consequentemente, esse planejamento confere:

  • Menor custo de transporte;
  • Acessibilidade aos equipamentos;
  • Cumprimento dos prazos previstos com mais facilidade.

Previsão do espaço disponível

O layout também ajuda a prever o espaço disponível. Assim, evita-se interferências nos empreendimentos vizinhos e, até mesmo, a invasão do espaço aéreo daquela região.

Mais abaixo, falaremos sobre a estocagem de materiais, mas já vale adiantar que, para o transporte desses itens fundamentais na Engenharia Civil, há como manter o cronograma alinhado com as entregas e recebimentos. Assim, é possível deixar em estoque apenas materiais que necessitam de armazenamento, como pregos e ferramentas de pequeno porte.

Isso tudo ajuda a valorizar o tempo produtivo de suas equipes. Basta analisar, em detalhes, o que será necessário em cada etapa da obra.

Explorar outras técnicas de controle de estoque

O termo Kanban se trata de uma palavra extraída do sistema de produção japonês, que utiliza cartões como elemento visual para avaliar melhor o estoque. O Kanban tem sido utilizado como reforço para evitar excessos de estoque, no qual já se tem previamente planejada a quantidade necessária de materiais por meio de duas pilhas e, assim que uma delas chega ao fim, ocorre a reposição.

No entanto, a importância desse sistema de produção não se atém apenas ao material acomodado no canteiro de obras, mas também na atenção aos locais da obra. Quer dizer: existem locais em que o fornecimento de materiais só deve ocorrer em determinados horários. Para evitar que a sua equipe fique sem esse suprimento por longas horas, o ideal é alinhar a demanda com as restrições de cada localidade.

Ter uma armazenagem segura

Outra grande vantagem em apostar no layout do canteiro de obras é a armazenagem dos materiais utilizados! Ao calcular bem onde ficarão os materiais, o tráfego de pessoas e maquinários no canteiro de obras é mais fluído e o tempo de transporte dos materiais até o local correto faz com que o trabalho seja mais agilizado e harmônico. Ou seja: mais produtividade também.

Só que a simples equação de distância entre o material e a obra não é feita com base nesse elemento, apenas. Afinal, cada material demanda um cuidado diferente. Para isso, vamos conferir os principais, para que você os visualize dentro do seu layout do canteiro de obras:

Madeira

A armazenagem adequada se dá em camadas planas e firmes de cada viga de madeira, posicionando a tira seguinte no sentido inverso. A cada 1,2 metro de altura, é preciso acrescentar uma prancha transversal.

Sacos

Cada pilha não deve conter mais de 10 unidades de sacos — como de cimento. É importante lembrar, também, que esses itens devem estar em local abrigado de umidade para não gerar desperdício do material com eventuais chuvas.

Tijolos e blocos

Mesmo ponto de atenção da madeira: a cada 1,2 metro, deve-se escalonar a pilha com uma inclinação de 10%, aproximadamente, e evitar exceder os blocos a uma altura superior a 1,8 metro.

Vergalhões de aço

Armazene-os em prateleiras ou cavaletes, pois isso permite uma organização mais eficaz e um tráfego mais limpo do canteiro de obras, evitando incidentes com os funcionários.

Tubos

Escorados lateralmente, tomando o cuidado para não exceder 1,8 metro de altura nas pilhas.

Materiais tóxicos e inflamáveis

Em local adequado para o armazenamento, sempre fixados por correntes e com as devidas medidas de segurança — como extintores — para responder imediatamente a qualquer imprevisto.

Chapas (compensado ou metal)

Procure seguir o mesmo exemplo dado aos vergalhões de aço.

Tambores e barris

Sempre na horizontal, em um empilhamento no formato de pirâmide, com calços no tambor inferior para evitar deslizamentos. Com isso, você consegue identificar com mais qualidade quais áreas do local de trabalho podem conservar melhor os seus materiais, reduzindo ao máximo os desperdícios e os acidentes com funcionários.

Dicas para um eficiente layout do canteiro de obras

Por fim, avaliaremos algumas outras dicas que contribuirão para o desenvolvimento gradativo do seu canteiro de obras, como:

  • Simplicidade: promova estruturas que sigam ordens lógicas. Não trabalhe com complexidade e perceba como uma estruturação lógica reduz o tempo, agiliza o serviço e torna o ambiente mais seguro;
  • Distâncias: equipamentos, materiais e ferramentas devem estar no mesmo modelo citado anteriormente, mantendo-os sempre por perto de cada etapa produtiva quando necessários;
  • Avalie o espaço: visite o canteiro de obras e avalie onde cada etapa de trabalho pode ser melhor desenvolvida sem atrasos, obstáculos e imprevistos;
  • Use somente o necessário: de nada adianta entulhar o canteiro de obras com materiais e equipamentos que não serão utilizados. Dessa maneira, a logística deve ser trabalhada e alinhada continuamente com o desenvolvimento do projeto;
  • Capacite a sua mão de obra: treine os seus colaboradores para que eles entendam toda a logística por trás do seu layout do canteiro de obras.

Não tenha dúvidas de que, assim, você tem uma resposta bastante positiva dos seus próximos projetos, facilitando a tomada de decisão. As vantagens do layout no canteiro de obras são notáveis, tanto na redução de tempo em deslocamentos quanto no aumento de produtividade e da segurança dos seus funcionários.

Quer saber mais a respeito de dicas úteis para serem aplicadas em seus projetos, como o layout do canteiro de obras? Assine a nossa newsletter e saiba em primeira mão todas as nossas novidades!

/noventati /@90tecnologia /90tecnologiadainformação