90 T.I | Inovação que facilita!
10/05/2017

9 macetes para te ajudar na tomada de decisão na sua empresa

Um setor tão dinâmico e envolto em inovações, como o de Engenharia Civil, também é cercado de imprevistos. Quanto mais organizada a sua rotina de trabalho, mais facilitada será a tomada de decisão para cada caso. No entanto, como mencionamos, a assertividade em suas tomadas de decisões será uma consequência direta do controle que você obtém sobre todos os processos produtivos em sua empresa.

Quer encontrar as melhores alternativas para as mais diversas situações em sua empresa? Para auxiliar na sua tomada de decisão cotidiana, separamos neste post 9 macetes para te ajudar. Confira!

1. Confie mais em seus instintos

O primeiro macete diz respeito direto à maneira com a qual você se relaciona com o seu mercado de atuação. Ou seja: o quanto você o conhece e consegue confiar em seus próprios instintos para uma tomada de decisão coerente e produtiva.

Vale lembrar que os instintos são aperfeiçoados proporcionalmente aos anos de experiência no ramo, mas isso não significa que você não os possa treinar desde o início. Para isso, basta ter em mente o que você julga melhor para a sua empresa e também conhecer a realidade do momento da Engenharia Civil para analisar a melhor alternativa, caso a caso.

2. Alie a tomada de decisão aos valores de sua empresa

Além do item que mencionamos anteriormente, você também pode realizar um processo de tomada de decisão mais qualitativo, por meio dos valores aplicados em sua própria empresa. Com isso, você saberá como agir de acordo com os problemas e desafios, a partir dos valores impressos no DNA de sua própria empresa. Algo que pode ser significativo para pensar, antes da tomada de decisão, é no quanto cada solução identificada pode ter mais a ver com os valores do seu negócio — e quais deles não teriam nada a ver com a sua política interna.

3. Antecipe-se aos problemas

Esse tipo de tomada de decisão também pode ser conhecido como decisão programada. Nada mais do que o aprendizado absorvido de projetos anteriores e que pode ser aplicado novamente em suas futuras obras. Ou seja: por meio de uma análise de suas experiências anteriores, você aprende a contornar os obstáculos encontrados, antecipando-se a eles.

4. Preveja o maior número de problemas no seu setor

Aqui, a tomada de decisão também pode ser conhecida como uma decisão não programada. Ou seja: aquelas que nunca ocorreram na realidade do seu canteiro de obras ou durante as etapas de planejamento, mas das quais a sua empresa — e todas as outras — está sujeita. Por isso, o conhecimento amplo de todo o setor é crucial para que você entenda o tipo de imprevisto que pode ocorrer no dia a dia de uma obra e, assim, trabalhar para que a sua tomada de decisão seja sempre a melhor possível.

5. Mantenha a saúde financeira do seu negócio sob controle

Com base no que vimos até aqui, dificilmente uma tomada de decisão será facilmente implementada se a saúde financeira de sua empresa não estiver em dia. Além disso, o orçamento de sua obra possui relevante destaque nesse aspecto, pois ajuda a praticar valores justos e coerentes para gerar vantagem competitiva.

Também, identificar oportunidades para aumentar os lucros e reduzir os atrasos, imprevistos e desperdícios. Isso tudo ajuda a colocar a sua empresa nos eixos, evitando tomadas de decisões precipitadas ou que possam prejudicar a saúde financeira da sua empresa, para solucionar algum imprevisto ou problema.

6. Estabeleça padrões e elimine escolhas

Ainda com base em controlar todo o processo de sua empresa para saber a melhor tomada de decisão para cada caso, o prévio estabelecimento de um padrão definido ajuda a eliminar alternativas que não solucionariam o problema. Portanto, sua empresa deve concentrar todas as vantagens e desvantagens que cercam a sua tomada de decisão — independente de qual for. Assim, por meio de padrões já estabelecidos, você perde menos tempo analisando escolhas e começa eliminando as menos produtivas.

7. Tenha sempre em mente o objetivo de cada projeto

Ao saber o objetivo principal de cada projeto e o resultado esperado em cada etapa dele, é possível isolar as melhores escolhas para as situações que podem surgir diante de você. Com isso, sua empresa se torna imune a imprevistos e às suas consequências.

Então, a palavra planejamento é a melhor forma de reunir alternativas eficientes para a sua tomada de decisão. Sem falar que esse tipo de atitude ajuda a minimizar o intervalo de tempo para que você tome a sua decisão — o que nos leva ao tópico seguinte.

8. Controle a impulsividade

A tomada de decisão impulsiva e motivada pela pressão, muitas vezes, pode se traduzir em um problema maior, já que você não avaliou todos os aspectos da questão. Por isso, deixe as emoções e a pressão de lado, antes de se decidir.

O mais valioso nisso: entenda o que gerou o imprevisto e as principais consequências que podem acarretar a sua tomada de decisão. No fim, trata-se da somatória de dicas que apresentamos anteriormente, com um autocontrole que você deve desenvolver e aperfeiçoar continuamente. Ao identificar rapidamente o problema e saber as melhores alternativas para a situação, você é menos pressionado a tomar uma decisão impulsiva.

9. Faça uso de um bom software de gestão para engenharia

Para ajudar na sua tomada de decisão rotineira, não há nada melhor do que contar com dados confiáveis. Nesse sentido, um bom software de gestão em Engenharia Civil é a melhor alternativa!

Isso porque esse tipo de sistema concentra todas as informações que você necessita para avaliar o quanto o seu projeto está sob controle, o que foi previsto e o que está sendo realizado. Principalmente, dados comerciais e financeiros que ajudam a analisar a real situação do seu negócio.

Assim, nada do que acontece em sua empresa passará despercebido e ainda, a sua tomada de decisão será muito mais embasada em dados relevantes. A 90TI tem se especializado continuamente em garantir que você tenha uma solução definitiva para conferir mais segurança, qualidade e assertividade nas suas escolhas.

Quer saber um pouco mais sobre como a 90TI pode ser o diferencial para conferir mais controle na sua tomada de decisão? Entre em contato e conheça nossas soluções personalizadas para o seu negócio!

/noventati /@90tecnologia /90tecnologiadainformação