90 T.I | Inovação que facilita!
29/08/2016

Como realizar a gestão de obras com ERP?

Gerenciar um canteiro de obra na construção civil não é tarefa das mais fáceis. Afinal de contas, são diversas as situações desfavoráveis que podem acontecer: desperdícios, problemas com mão de obra e falha de equipamentos — isso só para citar alguns fatores. Todos eles levam à perda da lucratividade! Veja no gráfico abaixo os motivos mais evidentes:

grafico01

grafico02Viu só? Todos estes fatores estão ligados a processos operacionais complexos e dependem da eficiência de vários departamentos diferentes. Para que a obra seja eficiente e lucrativa é importante que a gestão disponha de um bom planejamento, consiga acompanhar os resultados e tenha uma boa interação entre os setores. Olhando assim parece até uma missão impossível de se concretizar, mas você verá que não: desde que você utilize o recurso certo!

A receita de sucesso a que muitas empresas da construção civil têm recorrido é a utilização de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja, software de gestão empresarial. Essa solução possui módulos integrados que abrangem de maneira completa e eficiente o fluxo de informações da empresa. E quando o sistema for especializado em gestão de obras os recursos ele atenderá melhor ainda à sua necessidade!

Otimize processos e integre departamentos com ERP

O software ERP possui módulos bem completos, com os recursos necessários para a gestão de vários segmentos corporativos. Dessa maneira, ele consegue integrar os departamentos e processos. Um bom ERP consegue também:

  • Auxiliar no momento do planejamento da obra
  • Ajudar no acompanhamento de resultados
  • Permitir a gestão eficiente de toda a mão de obra, esteja ela no canteiro de obras ou no escritório do administrativo
  • Controlar cronogramas e prazos
  • Fazer orçamentos e previsão de compras
  • Requisitar materiais e outros recursos
  • Controlar o estoque e previsão de suprimentos
  • Realizar todos os processos financeiros necessários: fluxo de caixa, emissão de notas e etc

“Na prática, significa o quê?”

Olhando essas funcionalidades, é natural que você pergunte: como isso tudo vai me ajudar na prática? A resposta é simples: uma solução dessa ajuda a disponibilizar para a empresa informações integradas de qualquer área de negócio. Os dados são repassados de um setor para outro sem interrupções, sem demora e num fluxo contínuo. Outra facilidade é a geração de relatórios, pois o ERP otimiza a captação de informações e facilita a elaboração deles. Dessa forma, os colaboradores passam a receber um feedback bem mais rápido. Por sua vez, os gestores e diretores ficam cientes e podem utilizá-los para definição de estratégias para a tomada de decisão mais inteligente e segura.

Outra vantagem é que o gestor passa a saber onde se encontram as dificuldades, os gargalos, os desperdícios, os sabotadores de produtividade e de lucratividade. Fica muito mais prático adotar estratégias que redirecionem os processos para fazer a obra fluir bem. Com processos mais ágeis e departamentos integrados, toda a gestão das obras é facilitada. Assim, é possível acompanhar mais de perto o andamento das tarefas que foram distribuídas. Dessa maneira, os gestores têm um feedback mais fiel sobre como os seus funcionários estão executando as atividades e como eles estão cumprindo com o cronograma estabelecido.

Redução de custos é outra vantagem

Algumas empresas ficam inseguras em fazer o investimento no software ERP sem a certeza de que valerá a pena. De acordo com o professor e engenheiro Vahan Agopyan, um dos idealizadores da pesquisa “Desperdício de Materiais nos Canteiros de Obras”, da USP, investir em mecanismos como esse é altamente compensador. “Teoricamente, o investimento inicial em gestão dos processos é um pouco elevado, mas se reverte na otimização da produção e com certeza na redução dos desperdícios e custos. […] é preciso olhar a obra como um todo, buscando o melhor gerenciamento dos recursos”, aconselha.  

Ao contrário das aparências, como confirma Vahan, o investimento em sistemas ERP possui alto ROI (Return on Investiment), o que justifica os dados obtidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que mostram que 80% das empresas da indústria da construção civil pretendem investir em novas tecnologias nos próximos cinco anos. Alguns resultados garantidos com a adoção dessa solução são:

  • Gerenciamento adequado de seus recursos, dados e procedimentos
  • Integração de informações financeiras para acompanhar todo o desempenho das obras
  • Visão de gastos desnecessários para corte de custos
  • Redução do prazo de entrega com o aumento da produtividade
  • Otimização da mão obra devido a melhoria do fluxo operacional
  • Redução de estoques e capital de giro com controle integrado a vendas, produção e compras
  • Aumentos de receitas e/ou lucros

Viu quantos ganhos você pode trazer ao seu canteiro de obras? Continue ligado aqui no Blog 90t.i para saber como a tecnologia pode ser sua aliada para reduzir perdas e aumentar o lucro na construção civil.

/noventati /@90tecnologia /90tecnologiadainformação