90 T.I | Inovação que facilita!
23/01/2017

Como a tecnologia ajuda na gestão administrativa da obra?

A tecnologia já é uma realidade em tudo o que a gente vê. Com um simples toque na tela do celular fazemos uma transação bancária, compramos produtos em sites de outros países, agendamos reuniões, entre centenas de outras ações. Na área da engenharia civil não é diferente. gestão administrativa por meio de aplicativos e softwares vêm para somar esforços e facilitar o trabalho.

O cenário atual mostra as empresas bem mais competitivas, dinâmicas e globais, sem contar que os clientes também estão mais exigentes e acompanhando as tendências. Portanto, ter à disposição um software ERP robusto, é muito importante para que você faça a gestão administrativa dos empreendimentos de maneira segura e rápida.

Por meio da utilização de um software especializado na indústria da construção civil, as atividades se tornam mais dinâmicas, com menor incidência de erros nas previsões de tempo e investimento. Uma solução completa permite que a área de engenharia desenvolva seu trabalho de forma organizada, mantendo total controle entre o planejamento e o acompanhamento físico das obras.

Listamos alguns pontos importantes de como a tecnologia pode auxiliar você a integrar as áreas da empresa de Engenharia e ter mais eficiência no trabalho:

Elaboração do orçamento

Integração de informações financeiras para acompanhar todo o desempenho das obras.

Na etapa de orçamento de obra é definido quanto custará o projeto. Utilizando um bom software ERP você consegue, por exemplo, gerenciar cada passo da movimentação financeira da empresa, ter visão geral das atividades da tesouraria, contas a pagar e a receber, categorizar o fluxo de caixa facilitando o histórico e a busca das informações, integrar módulos usados atualmente, entre outros.

Neste sentido, a grande vantagem é acompanhar todo o fluxo financeiro de maneira segura e planejar investimentos ou corte de gastos, sem prejudicar o andamento do projeto.

Planejamento

Visão geral do projeto e acompanhamento dos resultados.

Aqui está o segredo do negócio. Um planejamento de obra bem pensado pode eliminar riscos e manter a credibilidade da empresa intacta.

Com o uso de um software, você elabora a lista de tarefas, identifica as prioridades e prazos de maneira mais eficiente e assertiva, gera relatórios de cronogramas financeiros, e acompanha todas as etapas tendo em mãos os dados estratégicos para a tomada de decisão.

Materiais 

Redução de estoques e controle integrado a vendas, produção e compras.

O desperdício de materiais nos canteiros de obras gera uma dívida grande para os escritórios. Prever o que está em estoque, avaliar a qualidade, controlar alçadas de compras, e maior gerenciamento do estoque e avaliação dos fornecedores são algumas das funções que você pode fazer ao obter um sistema deste.

Além disso, as ferramentas possibilitam controlar materiais críticos, facilidade na confecção de relatórios e ter um mapa integrado ao Excel.

Execução e acompanhamento

Monitoramento seguro e prático para tomadas de decisão.

O acompanhamento do trabalho é imprescindível para ter visão geral do projeto e não deixar que nada fuja do planejamento e que o trabalho seja executado de modo que garanta a qualidade e que os prazos sejam cumpridos.

A tecnologia neste caso facilita o controle da execução da obra por meio de registros de medições físicas e de relatórios comparativos entre o planejado e o realizado, de forma a permitir uma resposta ágil caso haja atrasos ou imprevistos nas obras.

Mão de obra

Otimização da mão obra devido a melhoria do fluxo operacional.

Manter a produtividade da equipe também é uma forma de não desperdiçar dinheiro.  

Com ferramentas digitais, o gestor passa a saber onde se encontram as dificuldades, os gargalos, os desperdícios, os sabotadores de produtividade e de lucratividade.

Assim, é possível acompanhar mais de perto o andamento das tarefas que foram distribuídas e dar um feedback mais fiel sobre como os seus funcionários estão executando as atividades e como eles estão cumprindo com o cronograma estabelecido.

Equipamento

Prevenção e uso adequado dos recursos maquinários

A manutenção e o zelo dos equipamentos fazem total diferença no orçamento. Com o gerenciamento por meio de um software você consegue observar a movimentação diária, registrar o uso correto ou incorreto, e manter um histórico das informações.

Para manter a qualidade do equipamento, prevenir é o melhor remédio. O ditado popular se encaixa perfeitamente para que não haja gastos desnecessários e mau uso das máquinas. Também é importante conscientizar a equipe de trabalho.

Quais são as vantagens de usar um software ERP na empresa?

  1.     Possibilidade de otimizar os processos;

  2.     Integração entre os setores;

  3.     Acompanhar os resultados;

  4.     Gerar relatórios;

  5.     Auxilia na redução de gastos desnecessários;

  6.     Monitorar todo o trabalho;

  7.     Manter histórico da obra.

Até pouco tempo atrás, poderíamos dizer que ter essa facilidade no dia a dia das construtoras seria inviável. Mas não é.

As ferramentas de gestão não podem mais ser ignoradas. Com a velocidade das informações junto à tecnologia, quem não estiver preparado certamente ficará para trás no mercado. Não basta mais fazer um trabalho perfeito, é necessário fazê-lo bem e rápido.

Quer ficar por dentro dos principais conteúdos do setor de construção civil? Continue acompanhando o blog da 90 t.i.!

/noventati /@90tecnologia /90tecnologiadainformação