90 T.I | Inovação que facilita!
18/12/2018

Plataforma BIM na construção civil: entenda esta tendência!

Hoje em dia, muitas respostas que os empreendedores buscam para aprimorar a qualidade da construção civil esbarram em soluções tecnológicas — como é o caso da plataforma BIM.

O conceito tem se desenvolvido gradualmente, no setor, explorando com eficiência as novas demandas do mercado. Um produto perfeito para quem deseja conciliar a tríade: produtividade com economia e resultados em constante evolução.

Para facilitar as suas pesquisas, reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre a plataforma BIM e como ela qualifica os serviços na construção civil — e na sua empresa. Confira!

O que é o BIM?

Plataforma BIMAntes de falarmos da plataforma BIM, em si, vamos ao seu conceito: a sigla remete ao termo Building Information Modeling, cuja tradução é conhecida como Modelagem da Informação da Construção.

E o que isso significa? Que o BIM se encarrega de uma conceituação mais ampla para o gerenciamento de projetos acostumado aos desenhos tradicionais em 2D.

A modelagem, por sua vez, passa a ser observada em múltiplas dimensões, indo de acordo com as necessidades de cada etapa do empreendimento imobiliário em questão. Não à toa, muitos especialistas comparam a migração de um desenho feito à mão para a análise de obras por meio de maquetes.

Só que a plataforma BIM não é considerada exclusivamente como um material de visualização. Seus diferenciais vão além — muito além — do fator estético.

Como a plataforma BIM se diferencia?

A tecnologia atual permite algo que muito facilita o nosso trabalho: a integração de informações. Por meio disso, há como ter uma visão mais ampla — e ainda mais precisa — das etapas de planejamento.

Consequentemente, a tomada de decisão é mais ágil e certeira, o imóvel é analisado com um incrível aprofundamento de detalhes e, assim, cumpre-se o cronograma à risca. Algo que, de maneira inegável, contribui com a redução de custos no gerenciamento de obras.

Além disso, a plataforma BIM se consolida como um verdadeiro trunfo por agir de maneira digital. Ou seja: mais de uma pessoa pode acessá-la, ao mesmo tempo, adicionando e editando dados em tempo real, que são atualizados para todos.

E os benefícios do uso da plataforma BIM?

Além das facilidades descritas anteriormente, a plataforma BIM agrega valores múltiplos aos profissionais de construção civil. E muito disso se deve ao conjunto de funcionalidades e recursos dela. Confira os benefícios, logo abaixo:

  • permite um entendimento geral de todas as etapas da construção;
  • contribui com a qualidade geral do projeto, facilitando a visualização do resultado final;
  • minimização de conflitos — agenda ou cronograma — durante a execução da obra;
  • ciclos de aprovação mais rápidos;
  • facilidades para a qualificação do controle de previsão de custos
  • mais produtividade fazendo uso de menos recursos do que antigamente;
  • versatilidade de aplicações, tornando a plataforma BIM em ferramenta estratégica, de planejamento e de controle de riscos das obras;
  • melhorias na logística e organização do canteiro de obras;
  • dados salvos na nuvem, exigindo menos infraestrutura física de servidores e, ainda, promovendo a segurança de sua propriedade intelectual;
  • visualização de todo o histórico do projeto.

Não são poucos os benefícios, portanto, em investir na plataforma BIM. Faltou apontar, contudo, as aplicações práticas desse tipo de solução, agregando ainda mais valor aos seus serviços prestados no setor de construção civil!

Quais são as aplicações da plataforma BIM?

Por meio dessa perspectiva virtual de toda a construção que sua empresa esteja à frente, a plataforma BIM se configura como uma opção de elevada versatilidade para o planejamento.

Não à toa, você pode avaliá-la a partir de diferentes maneiras — indo, como havíamos adiantado, a um nível muito mais profundo do que a visualização em 2D, exclusivamente:

3D

Aqui, consta o trabalho de modelagem dos desenhos em um sistema 3D. Algo que possibilita a visualização ampla do resultado final, como um todo.

Vale destacar que é um momento interessante de desenhar e, posteriormente, analisar diversas etapas da construção. Casos, por exemplo, dos sistemas elétrico e hidráulico da obra, entre outros.

4D

Além das etapas de construção, a plataforma BIM integra as informações — como havíamos adiantado — e isso facilita que você visualize o cronograma da obra.

Como resultado, é possível observar o que vem sido cumprido e o quanto as equipes podem estar atrasadas ao longo de todo o processo previamente estipulado.

5D

Etapa que permite aos seus profissionais a avaliação dos dados de custo. E isso em toda a obra. Dessa maneira, qualquer gasto acima do previsto pode ser analisado em detalhes, para que o orçamento permaneça sendo o norte de execução para todos os envolvidos.

6D

O ciclo 6D da plataforma BIM é pensado para que os profissionais possam avaliar o consumo e eficiência energética do projeto.

Ou seja: em um momento no qual a sustentabilidade é amplamente bem vista e valorizada, o objetivo do sistema, aqui, reside em oferecer o desempenho máximo, ao projeto, sem impactar o meio ambiente ao redor.

7D

Por fim, o último passo de modelagem, por meio da plataforma BIM, consiste executar a gestão completa do ciclo da obra.

Uma maneira rápida e eficaz de empreender com inovação, na construção civil, promovendo o controle de todos os dados relativos a obra, como:

  • manutenção;
  • fornecedores;
  • custos.

Para tanto, é importante avaliar que a plataforma BIM deve ser gerida com cautela, uma vez que alguns pontos de atenção devem ser observados. E o principal deles, que pode causar um certo desconforto entre os envolvidos, é o seguinte: alguns parceiros podem não fazer uso da plataforma BIM, o que gera uma incompatibilidade entre as plataformas e, assim, inviabilizando a visualização de terceiros;

No mais, a plataforma BIM vem em uma constante de aprimoramentos que procuram adequá-la cada vez mais à demanda da construção civil e, assim, qualificar ainda mais a sua equipe e os projetos em planejamento ou execução.

Quer dar o primeiro passo nessa direção? Então, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e marcar os colegas de profissão que vão adorar entender, definitivamente, os diferenciais e aplicações da plataforma BIM!

/noventati /@90tecnologia /90tecnologiadainformação