Curva S: jeito simples para acompanhar projetos de engenharia
A curva em S, ou simplesmente curva S, como também é conhecida, é uma maneira muito eficiente de apresentar informações gerenciais para o acompanhamento de projetos.
A sua representação gráfica permite o claro contraste entre aquilo que foi planejado em comparação com o que foi realizado.
A Curva S é um gráfico que mostra, mês a mês, o percentual da obra que será executado. Tem este nome porque se o gráfico mostrar os percentuais acumulados, terá o formato de um "S". Se o gráfico exibir os percentuais mensais, terá a forma da curva de Gauss, ou curva Normal.
O nome dessa ferramenta está relacionado à regularidade do desembolso financeiro (custos) e realização física (trabalho). Isso porque é normal que o início do projeto tenha o mínimo de desempenho e avanço físico, que vão ascendendo e se estabilizando de acordo com a evolução das atividades. Daí, aparece o formato de ‘’S’’.
Diferenças entre Planejado e Realizado
O primeiro passo na construção de um gráfico em curva S é estabelecer a linha de base que deve ser guardada em segredo, para que o projeto não fique inviável de comparação entre tudo o que foi planejado com o que foi realizado.
Realizado
Trata das informações do desembolso financeiro e do trabalho que foi realizado no projeto. Independentemente da organização ser mensal, trimestral ou semestral, é fundamental que a linha de base do projeto permaneça preservada.
Curva S: Planejado X Realizado
Agora que o planejamento de custos e trabalho foi preservado e que o desembolso financeiro e a realização física são conhecidos, basta que essas informações sejam organizadas para a plotagem do gráfico da curva em S. Embora possa ser realizada em diferentes períodos, em geral, a comparação é feita mensalmente.
Para Pio Soares, a vantagem em utilizar o 90 Compor Orçamento para gerar o gráfico, é que não é preciso digitar os percentuais mensais nem importá-los de uma planilha.
Basta informar a data inicial da obra e o número de meses previstos. O 90 Compor Orçamento gera automaticamente os percentuais mensais do planejamento da obra.
Ou seja, ele cria o cronograma físico-financeiro, que poderá ser utilizado para calcular o desembolso mensal, previsão de receita, consumo de materiais, etc.
Curva S na Construção Civil
Na construção Civil, a curva S tem um papel importante na gestão de obras, por ser uma ferramenta de fácil interpretação para engenheiros e arquitetos.
Na gestão de obras, a sua utilização permite que gestores afirmem se uma obra está adiantada ou atrasada em termos de cronograma apenas analisando a linha de base e a porcentagem executada e acumulada.
Outro ponto importante sobre a curva S na construção civil, é a ponderação das atividades no cronograma ao elaborar a curva. Ela é usada para mostrar o peso de uma atividade: se lenta ou rápida.
A utilização da curva S proporciona maior controle sobre o andamento da obra, pois:
⦁ verifica o que já foi realizado;
⦁ analisa o que ainda está em execução;
⦁ mostra como todas essas informações impactam no cronograma.
O monitoramento da curva S na construção civil é fundamental para o sucesso do projeto. E para otimizar o tempo e erros, nada melhor do que utilizar a curva S do 90 Compor Orçamento.
Só preencher com seus dados e sua demonstração gratuita será agendada!