90 T.I | Inovação que facilita!
25/09/2018

A importância das normas de eletricidade NBR 5410 e NR-10

Manter a segurança no canteiro de obras é essencial para obter bons resultados. Na hora de realizar instalações elétricas, o cuidado deve ser reforçado — tanto para os colaboradores, quanto para o imóvel ser erguido. Nesse cenário, é preciso seguir a NBR 5410 e a NR-10.

Essas normas preveem os cuidados necessários durante as etapas e definem as boas práticas. Assim, é possível obter os resultados esperados longe de imprevistos.

Para entender melhor sobre a importância das normas NBR 5410 e NR-10, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que determina a NBR 5410?

NBR 5410 e NR-10A NBR 5410 é uma norma técnica estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em seu conjunto de informações, apresenta as melhores práticas para realizar instalações de baixa tensão com segurança e da forma adequada.

Os pontos são diversos e incluem definições como:

  • proteção contra choques elétricos;
  • componentes da instalação;
  • esquema de distribuição;
  • qualificação profissional exigida;
  • compatibilidade de elementos;
  • manutenção do sistema e assim por diante.

Como é voltada para a baixa tensão, adéqua-se à instalação elétrica de construções residenciais, como prédios e residências. Apesar de comportar uma menor tensão, também inclui casos especiais desses imóveis.

Nas instalações que gerem algum tipo de calor, por exemplo, é preciso oferecer uma proteção térmica contra superaquecimento e incêndios. Também recomendado prevenir os efeitos de sobrecorrentes ou cenários indesejados.

Para a execução, é exigido que pessoas qualificadas sejam as escolhidas para o trabalho. É isso que garante o cumprimento de etapas fundamentais, como o aterramento e a divisão da instalação.

Mais à frente, são estabelecidos os dimensionamentos para áreas distintas, como as com chuveiro, banheiro e até piscina. Assim, dá para entender os requisitos complementares e definir uma abordagem adequada e com bom funcionamento.

Ao final, a NBR 5410 determina a necessidade de inspeção. É necessário fazer uma conferência dos elementos que compõem as linhas e garantir que tudo funcione perfeitamente. Se houver qualquer indicação de insegurança, anormalidade ou falha, há a exigência quanto à realização da manutenção corretiva.

E o que diz a NR-10?

Já a NR-10 é uma norma regulamentadora e, portanto, é voltada para a segurança dos trabalhadores na execução e serviços elétricos. O objetivo principal é impedir que ocorram acidentes e outros imprevistos nas instalações.

Ao contrário da NBR 5410, a NR não serve apenas para instalações residenciais. Ela também se aplica a abordagens industriais e de grande porte.

Entre o que é previsto está a necessidade de medidas de proteção coletiva. A principal é a desenergização da rede para o trabalho ou, no mínimo, o uso de tensão de segurança ou de isolamento de partes específicas.

Nas medidas de proteção individual, é preciso utilizar os EPIs, como roupas especiais, luvas e sapatos de proteção.

Outras especificações incluem o seccionamento da rede e a conferência contínua do funcionamento, de acordo com as normas previstas.

Em trabalhos que envolvem tensão elevada, a ação deve ser feita de forma coletiva e a partir de ordens de serviço assinadas por um responsável. Ainda é necessário definir e seguir as zonas de risco, bem como contar com os equipamentos e ferramentas adequadas.

Em todos os casos, é obrigatório que o trabalhador que presta o serviço seja qualificado. Além dos treinamentos realizados pela própria companhia, o indivíduo deve ter uma capacitação na área. A cada dois anos, deve ser feita uma reciclagem sobre a proteção e segurança.

Em emergências, é preciso que a empresa desenvolva um plano de ação, inclusive com métodos de resgate e trabalhadores que possam assumir responsabilidades de resgate.

Por que é importante segui-las?

Tanto a NBR 5410 quanto a NR-10 foram criadas com o objetivo de oferecer maior qualidade e melhor desempenho para as instalações elétricas. Apesar de envolverem diversas obrigações por parte das empresas, têm o interesse principal de ajudar a construir um resultado seguro e funcional.

Então, seguir ambas as normas é fundamental para ter maior proteção — tanto em relação aos trabalhadores quanto ao que será aproveitado no imóvel ou instalação. Isso significa, acima de tudo, que o projeto elétrico ganha a chance de ser executado de maneira otimizada e muito funcional.

Outro ponto importante do uso das normas é o aumento da produtividade e da confiabilidade no canteiro de obras. Graças a todas as indicações, o time sabe como proceder para obter um resultado satisfatório e que cumpre com as especificações previstas.

Para completar, utilizar essas ferramentas como apoio é essencial para ter uma padronização na atuação e um direcionamento em casos específicos. Quando os colaboradores capacitados têm acesso a tais informações, podem executar o trabalho de forma melhor e consistente. Ao final, é algo que há uma maior chance de obter a satisfação por parte do cliente.

Quais são os riscos ao não adotar essas orientações?

Por outro lado, ignorar a NBR 5410 e a NR-10 é extremamente prejudicial. Em primeiro lugar, a falta de orientação técnica e de segurança amplia os riscos de ocorrerem acidentes e situações imprevistas.

Isso leva a um aumento das chances de incêndio, curto-circuito, sobrecarga ou mau funcionamento da instalação. Como resultado, há riscos variados.

Se uma construção sofre um incêndio elétrico, por exemplo, será necessário refazer diversas etapas da construção. Em alguns casos, o prédio talvez fique inteiramente comprometido, o que exige o retorno ao ponto inicial. Além de tudo, situações do tipo podem gerar perdas humanas.

Em todos os cenários, a empresa terá que lidar com consequências negativas, como o prejuízo financeiro, de imagem e de fluxo de trabalho. Em certas situações, um acidente pode inviabilizar o projeto.

Além de tudo, não seguir a NR-10 traz complicações legais. Essas normas fazem parte das exigências de cuidado com a segurança do trabalho e dos colaboradores. Ao descumprir as condições, é possível sofrer problemas com a fiscalização pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por exemplo.

As normas NBR 5410 e NR-10 são as mais importantes no canteiro de obras na parte de instalações elétricas. Ao segui-las, é possível aumentar a segurança e, principalmente, evitar os efeitos negativos, como em relação à fiscalização.

Gostou dessas informações? Curta a nossa página no Facebook e esteja por dentro de todas as novidades!

/noventati /@90tecnologia /90tecnologiadainformação