Atualização na NR18: saiba o que muda na indústria da construção civil

A NR18 foi atualizada e é importante que gestores, engenheiros e todos os profissionais da indústria civil a conheçam bem! Confira neste conteúdo tudo sobre o assunto.
Todo e qualquer profissional que faz parte de um segmento tão competitivo, técnico e exigente como o da construção civil deve estar a par das mudanças que acontecem na área. Quando falamos em normas regulatórias, buscar as novas informações se torna algo ainda mais importante.
Afinal, um projeto só pode de fato ter início, desenvolvimento e finalização se estiver de acordo com as exigências previstas por lei. Isso garante não só a qualidade do serviço, mas também a segurança dos trabalhadores e ainda protege os investimentos de todas as áreas envolvidas no processo.
Então, continue a leitura deste artigo e confira o que é a NR18, qual a sua importância, o que mudou da versão anterior para atual e muito mais!
O que é a NR18?
A NR18 é uma norma regulatória na construção civil que estabelece diretrizes para o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) pelos trabalhadores. Isso inclui especificar os tipos de EPI a serem usados em diferentes situações, bem como os requisitos de treinamento e manutenção para o uso adequado do EPI.
Assim, se garante que os trabalhadores estejam adequadamente protegidos contra possíveis riscos durante o trabalho. Seguindo as diretrizes estabelecidas neste regulamento, os empregadores podem ajudar a reduzir o risco de ferimentos e fatalidades em seus locais de trabalho.
A importância das normas regulamentadoras na construção civil
Basicamente, as normas regulatórias estabelecem requisitos para a indústria da construção civil, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores na construção civil.
Os principais objetivos da NR 18 são reduzir o número de acidentes e lesões no local de trabalho e melhorar as condições de trabalho na indústria.
Além da NR18, outras normas regulatórias relacionadas à segurança são:
NR 5 - a norma trata, de maneira geral, da eleição de representantes para a comissão tanto por parte dos empregados quanto dos empregadores;
NR 6 - define que as empresas são obrigadas a fornecer EPIs aos empregados da obra;
NR 8 - exige padrões em edificações e obras da construção civil e estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nesses locais;
NR 12 - trata sobre a utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos;
NR 17 - fala sobre ergonomia, o estudo das relações entre homem e máquina no ambiente de trabalho.
Por que a NR18 é importante?
As regras da NR18 ajudam a criar um ambiente de trabalho mais seguro para os funcionários da área de construção civil. Ao reduzir o número de acidentes e ferimentos, também reduz a quantidade de tempo perdido devido a esses incidentes. Em última análise, isso leva ao aumento da produtividade e eficiência no local de trabalho.
NR18 — Principais mudanças em relação às normas anteriores
A versão atual tem 17 capítulos, enquanto a antiga possuía 38. Porém, por mais que a anterior fosse mais ampla, a vigente é mais assertiva e contempla os avanços da construção civil.
O novo regulamento apresenta algumas mudanças em relação à norma regulatória vigente, principalmente no que diz respeito aos aspectos organizacionais e à vigilância sanitária dos funcionários.
Alguns pontos determinantes são:
obrigatoriedade de implementação de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança em todas as empresas com mais de vinte funcionários engajados em obras de construção civil;
aumentar a segurança no canteiro de obras (temas de dds);
adoção de medidas para garantir a segurança durante a execução das obras, como marcação e vedação de canteiros de obras, fornecimento de equipamentos de proteção individual e instalação de proteção de borda;
instalação obrigatória de redes de segurança para trabalhos realizados em alturas superiores a dois metros do nível do solo.
fornecimento de exames médicos para seleção, check-up periódico e retorno ao trabalho após licença médica;
elaboração de projeto elétrico das instalações temporárias por profissional legalmente habilitado.
Por que as normas precisaram ser revisadas?
A indústria da construção civil mudou e continua se transformando consideravelmente nos últimos anos, desde o uso de dados com o Business Intelligence, sistema ERP para otimizar a gestão e reduzir custos da obra, maquinários e ferramentas, até a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo para todos.
Diante disso, é natural que o trabalhador se torne cada vez mais uma prioridade.
Para garantir que isso ocorra, a norma precisou ser modificada a fim de ser mais simples à medida em que se torna mais assertiva, com redução a de itens e capítulos.
Principais benefícios do Business Intelligence (BI) na construção civil
De forma direta, o Business Intelligence veio para revolucionar a construção civil, ainda mais quando levamos em consideração a melhora da gestão e o sucesso do planejamento e dos negócios.
Na construção, o BI pode ser usado para rastrear projetos, gerenciar recursos e prever custos. Ao entender tais dados, você evita erros dispendiosos e mantém o plano inicial, além de ter maior assertividade nas sprints.
Logo, na prática, uma empresa que utiliza o BI na construção civil tem os seguintes benefícios:
redução de erros operacionais: o BI funciona a partir de dados precisos. Ou seja, as pessoas se baseiam em informações seguras e conseguem ter mais assertividade nas tomadas de decisão;
potencializa o desempenho dos trabalhadores: o BI permite a coleta de dados sobre o desempenho de cada profissional da obra, tornando o acompanhamento de produtividade mais eficiente;
otimiza a gestão da obra: com a fácil interpretação dos dados por meio de relatórios inteligentes o gestor consegue visualizar o que pode ser melhorado e corrigir a tempo;
reduz custos: por ser orientada por dados, a tecnologia contribui para o aumento da assertividade, o que evita refações e custos adicionais à obra;
facilidade de gerenciamento: softwares e tecnologias na nuvem podem ser acessadas por diferentes dispositivos e o gestor consegue acompanhar a obra de onde estiver.
Mantenha seu projeto atualizado e use a tecnologia a favor da sua empresa
A alteração da NR18, bem como os avanços dos recursos tecnológicos como ERPs e BI, evidenciam que a construção civil já não é e nem pode ser vista como um mercado conservador. Pelo contrário, precisa propor inovações e manter-se atualizado.
Portanto, uma das missões mais importantes de um gestor de obras é se manter qualificado e atualizado para garantir que a sua equipe esteja no mesmo caminho, seja acompanhando as normas regulatórias ou novas tecnologias que surgem.
Gostou deste conteúdo? Então mantenha-se informado sobre o mercado! Assine a newsletter da 90 TI e receba conteúdos exclusivos gratuitamente em seu e-mail.