A centralização de dados vai além dos benefícios ao gestor responsável por acompanhar os KPIs da área comercial, ela também promove autonomia à equipe de vendas.
Ao centralizar as informações, esses profissionais podem trabalhar de forma mais fluida e ágil, enquanto o gestor tem total controle do que está acontecendo em tempo real.
Neste artigo, você confere diversos benefícios da centralização de dados, como ela pode ser útil para os gestores de uma organização, além de outras informações relevantes sobre este assunto. Continue com a leitura!
Centralização de dados é o processo de alimentar um repositório completo, a fim de torná-lo um database sólido com informações quantitativas e qualitativas que possam ser acessadas, gerenciadas e analisadas de maneira eficiente e confiável.
As tecnologias utilizadas na centralização de dados possibilita uma gestão empresarial integrada e que evidencia toda a trajetória do cliente.
Com isso, gestores conseguem melhor visualizar como aprimorar seus produtos ou serviços e formas de criar um atendimento personalizado, agregando, assim, maior valor à organização e ao produto ou serviço que vende.
A centralização de dados oferece uma variedade de benefícios e vantagens, entre os mais relevantes estão:
organização;
integração entre departamentos;
maior conhecimento dos clientes;
possibilidade de análise de dados mais assertivos;
segurança para decisões estratégicas;
análise de performance da equipe.
A seguir, você confere exatamente como a centralização de dados é capaz de promover tais vantagens.
Com um software capaz de centralizar os dados em um único lugar, fica mais fácil compreender o contexto geral da empresa e, a partir disso, criar um planejamento de ações e estratégias mais efetivas, visto que estarão pautadas em dados concretos.
O uso de planilhas é bastante comum para a organização e integração de pessoas, processos e departamentos. É corriqueiro também que essas ferramentas apresentem falhas de segurança e organização.
Isso porque, quando muitos funcionários possuem acesso ao documento, existe um risco significativo de alguém alterar o formato, apagar o arquivo ou alterar de forma errônea as informações presentes no documento, tirando do padrão, e, assim, prejudicar a construtora.
Esses problemas são completamente eliminados quando se utiliza uma plataforma específica para isso. Primeiro que a ferramenta dispõe de uma padrão para inserção, edição e histórico de dados. Além disso, ela possui um sistema que acaba com qualquer risco de perda de dados.
No âmbito da integração de outros departamentos, a ferramenta de centralização de dados é um recurso que facilita, porque possibilita que vendedores obtenham informações entre si ou com seu gestor diretamente. Isso melhora a comunicação com outros setores da empresa, tornando o processo mais claro para todos os envolvidos.
Ao obter um software de gestão capaz de centralizar todas informações importantes em uma única tela, os colaboradores da empresa tendem a encontrar tudo o que precisa de uma maneira mais rápida e fácil, o que gera maior produtividade.
O tempo gasto na migração de plataforma e cópia de dados também deixa de ser um problema, já que neste contexto de centralização - como o próprio nome já indica -, todas as informações ficam dispostas em um único lugar.
Informações precisas e confiáveis são determinantes para uma tomada de decisão efetiva, e ao dispor de uma plataforma de gestão de dados que faça a centralização das informações, isso é possível.
O recurso de centralização de dados torna mais fácil e rápido o processo de busca e análise de informações. Isso significa que os profissionais conseguem obter os dados de que precisam mais rapidamente e com menos esforço.
É importante mencionar também que essa ferramenta ajuda a identificar padrões e tendências mais rapidamente. Como os dados estão em um único lugar, é possível analisá-los em conjunto e reconhecer correlações e padrões úteis para a tomada de decisão voltada a uma cultura data driven.
Maior segurança e confiabilidade é um dos principais atributos da centralização de dados, isso porque é feito o registro digital de todas as atividades, o que ajuda a evitar fraudes nas informações e processos internos.
Com as informações armazenadas em nuvem, elas não ficam sujeitas a danos físicos em equipamentos, e podem ser acessadas por qualquer usuário autorizado em qualquer lugar do mundo com acesso à internet. Isso traz mais segurança e confiabilidade para os processos e negócios da construtora.
O uso de planilhas do Excel é comum na hora do gerenciamento de dados, principalmente quando se trata de pequenas e médias empresas. Apesar de cumprir com a sua função, esse software possui diversas limitações. Eles, por exemplo, não fornecem informações em tempo real do que a equipe está produzindo.
Já um software com capacidade de centralizar dados em um CRM, é capaz de fornecer um histórico das ações dos vendedores, além de acompanhar as tarefas pendentes.
Essas informações levam a sua construtora a outro patamar, já que possibilita maior proatividade por parte dos colaboradores e as demais vantagens já mencionadas aqui.
A tecnologia tem um papel fundamental no processo de mudanças na gestão de dados, pois permite o armazenamento, processamento, análise e compartilhamento eficiente e seguro de grandes volumes de informações.
As tecnologias de banco de dados, big data, inteligência artificial e nuvem são exemplos de tecnologias que têm inovado a prática de gerenciamento de dados.
Com a centralização de dados, as corporações podem adotar ferramentas e sistemas específicos para gerenciar as informações de forma mais estratégica, permitindo uma visão mais abrangente e integrada dos dados.
Além disso, a tecnologia possibilita a automação de tarefas repetitivas e a criação de análises e relatórios mais rápidos e precisos.
A tecnologia também é fundamental para garantir a segurança dos dados, através de sistemas de criptografia, autenticação, backups e outras medidas de proteção que ajudam a evitar violações e perda de informações importantes.
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